TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  28/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  12.305 Palavras (50 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

IONE NELCI RODRIGUES DA SILVA CRIST

RELATÓRIO DOESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cascavel

2014

IONE NELCI RODRIGUES DA SILVA CRIST

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOII – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina deEstágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil -6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Luciane Motta Munhos

Tutor de sala: Andrise Teixeira

2014

CASCAVEL


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        07

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        07

3.2 A Rotina.................        22

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                24

4.2 Dados Gerais do Projeto        25

4.3 Referencial Teórico        27

4.4 Planos de Aula da Intervenção        29

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        40

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        41

MOSTRA DE ESTÁGIO        42

REFERÊNCIAS        43

ANEXOS        44



1 INTRODUÇÃO

                    Relatorio referente ao Estágio em Educação Infantil realizado durante o curso de pedagogia do 6º semestre do pólo de Cascavel Paraná, o estágio foi cumprido no período de 01/10/2014 á 05/11/2014, somando o total de 100 horas, o estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Iolanda Stadler.

                  O estágio foi realizado na turma do pré I, no periodo vespetino, o tema sugerido pela professora regente foi NOÇÕES DE ASTRONOMIA, DIA/NOITE, CLARO/ ESCURO, com esse tema me aprofundei no conteúdo sobre a noite e o dia quando fica claro ou escuro, com  o intuito de passar para as crianças o que diferencia o dia da noite? Quais as cores vemos no céu durante o dia? E a noite? Quais atividades podemos fazer durnate o dia? E a noite? O que podemos fazer antes de  ir dormir? E ao acordarmos?  

                     O campo da astronomia é fascinante por isso devemos inserir esse assunto desde muito cedo para as crianças criarem gosto pelo asssunto e querer sempre buscar mais informação durante esse periodo de aprendizagem, esse assunto permite muitas discussões em grupo sobre o conhecimento adquirido buscando informções, portanto saindo da zona de conforto.

                     Como afirma Caniato (1994, p.10), “ a aternância do dia, ou melhor do claro e escuro sempre condicionou toda a vida sobre a Terra. Porém muitos milênios se passaram antes que o homem percebesse o sol como causa da iluminação.”

O projeto proposto com os alunos concretizou-se partindo desses princípios, ou seja, da retomada do conhecimento adquirido pelo homem social. Conhecimento este estabelecido entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

 O Centro Municipal de Educação Infantil Iolanda Stadler Lovato é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/96, e demais Leis Estaduais que regem o Sistema Estadual de Educação.A Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Referenciais Curriculares Nacionais - RCN e o Currículo Básico.

 A escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil, de 0  a 5 anos.

O Centro Municipal de Educação Infantil Iolanda Stadler Lovato, está localizado à Rua Lino Beno Lenz, 792, no Centro do município de Ibema, Estado do Paraná, telefone: (45) 32381670 FAX: (45) 32381670, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Ibema e ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel – Paraná e é mantida pelo Poder Público Municipal através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED

2.1A Importância do Estágio para a Formação Profissional

     O estágio supervisonado na formação de professores tem sido alvo de grandes estudos que revelam sua dificuldades e seu potencial gerando transformação na vida do futuro professor.

Além de atender às exigências legais, a realização do Estágio é uma necessidade pedagógica cuja finalidade é proporcionar aos alunos um conhecimento da realidade educacional, o qual envolve o fazer pedagógico e sua avaliação. O estágio compreende atividades de observação e trabalho partilhado, nas quais contextualiza e transversaliza as áreas de formação curricular, associando teoria e prática. Dessa forma, o estágio assume duas modalidades.

O estágio surge como um processo fundamental na formação de aluno estágiario, pois é a forma de fazer a tranformação de aluno para professor. “O luno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento de formação em que o graduado pode viver esperiências, conhecendo melhor sua área de atuação. “O estágio supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador.(Francisco e Pereira ,2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.9 Kb)   pdf (936.8 Kb)   docx (765.1 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com