TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RAQUEL PEREIRA DE MELO FANTINI

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

GOVERNADOR VALADARES/MG

2013

RAQUEL PEREIRA DE MELO FANTINI

RELATORIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como forma de avaliação da disciplina Estágio Curricular Supervisionado da quarta etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia sob a orientação da preceptora Janete Camargo C. Fernandes.

GOVERNADOR VALADARES/MG

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................03

1- A escola e sua história...................................................................................04

2- A escola e sua cultura....................................................................................06

3- Os Fundamentos do Projeto Político Pedagógico..........................................11

4- A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola..................13

4.1- Currículo......................................................................................................13

4.2- Planejamento..............................................................................................14

4.3- Projeto Institucional.....................................................................................15

4.4- Avaliação.....................................................................................................15

4.5- Formas de contato com as famílias............................................................16

5- Conclusão......................................................................................................17

6- Referências bibliográficas..............................................................................19


INTRODUÇÃO        

A concepção de criança é construída historicamente e está relacionada à maneira de como a sociedade organiza as funções sociais de cada membro e a fatores sociais, econômicos e culturais.

Podemos observar a partir de palavras de vários estudiosos que, para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano fosse construído, foram necessários vários séculos.

Somente a partir do momento em que a criança recebeu o estatuto de sujeito; passou a ser diferenciada do adulto e vista em sua singularidade, com necessidades específicas e com uma cultura que lhe é própria. Ou seja, um ser em formação, diferente do adulto mesmo vivendo em uma mesma sociedade.

No Brasil, a partir do ano de 1988, na Constituição Federal, a criança foi citada pela primeira vez na história nacional como sujeito de direitos sociais, que entre outros inclui o direito à educação em creches e pré-escolas.

Além da Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que, ao tratar da composição dos níveis escolares, inseriu a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica.

Verifica-se então, um grande avanço no que diz respeito aos direitos da criança, uma vez que a educação infantil é um direito da criança e tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do bem-estar infantil, como o desenvolvimento físico, motor, emocional, social, intelectual e a ampliação de suas experiências.

Vamos conhecer agora uma Instituição cujo objetivo é atender a essas crianças não simplesmente porque é lei, mas porque reconhece sua responsabilidade social, enquanto mediadores e cidadãos.

A ESCOLA E A SUA HISTORIA

A construção do Centro Municipal de Educação Infantil Padre Leonardo Senne, foi contemplada no orçamento participativo realizado no ano de 2002, durante a administração do Prefeito João Domingos Fassarela. O Centro Municipal de Educação Infantil recebeu esse nome escolhido pela própria comunidade, em homenagem ao falecido Padre Leonardo Senne, pessoa significativa para os moradores do bairro, que em vida dedicava atenção especial às crianças  e famílias carentes.

A lei de criação do Centro Municipal de Educação Infantil padre Leonardo Senne é de nº 5.268 de 29/12/03. O parecer do Conselho Municipal de Educação de Governador Valadares nº 007/03, foi autorizado pela portaria da Secretaria Municipal de Educação de nº 02 de 28/01/04.

O centro foi inaugurado no dia 09 de maio de 2004 e está localizado à rua do Frigorifico nº20, bairro Altinópolis. Observando este bairro, percebemos alguns pontos positivos e negativos. Pode-se destacar que ele possui energia elétrica, saneamento básico, posto de saúde, praças com academias ao ar livre, e uma dessas praças possui ainda uma quadra de esportes. Em contrapartida, não possui supermercados, farmácias ou hospitais; e quanto ao policiamento pode ser considerado muito pouco, apesar de não se tratar de um bairro violento. A comunidade em sua maioria não detém grande poder financeiro e segundo pesquisas realizadas quase 100% das famílias declararam que matricularam seus filhos na Instituição para que pudessem trabalhar, mas também para que a criança se desenvolvesse. Então, conclui-se que a comunidade compreende a Instituição como Espaço Educativo.

O Centro Municipal de Educação Infantil Padre Leonardo Senne, no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administrativa e pedagogicamente seu trabalho por meio de uma equipe composta por 53 funcionários divididos da seguinte forma:

  • Diretor: 01
  • Vice-diretor: 01
  • Pedagogas: 02
  • Professoras Regentes: 24
  • Professoras Eventuais: 02
  • Professoras Auxiliares: 05
  • Professoras Monitoras: 09
  • Auxiliar de Serviço Público: 09

O Centro Municipal de Educação Infantil Padre Leonardo Senne, atende a um total de 185 crianças de 01 a 05 anos de idade em horário integral. Essas crianças são divididas em 12 turmas.

O CEMEI – Padre Leonardo Senne de Governador Valadares, tendo em vista os princípios e fins da Educação Infantil, os objetivos gerais do ensino, o Projeto Político Pedagógico do Município e a Proposta Pedagógica da Instituição se propôs alcançar os seguintes objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com