TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.947 Palavras (20 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 20

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Sou estagiaria de apoio à inclusão na EMEB Irmã Odete – Maria Ramos Pinto, localizada na vila São Pedro- São Bernardo do Campo.

A unidade escolar teve sua construção iniciada em junho de 2007, sendo inaugurada em 03 de abril de 2008, como EMEB Vila São Pedro, na gestão do prefeito Willian Dib, tendo sua denominação alterada para EMEB Irmã Odete – Maria Ramos Pinto. Tendo como diretora: Sueli Ap. Porfirio Gonçalves.

A unidade atende a 1.200 crianças. Possui 9 salas de ensino fundamental que atende 18 turmas, 7 salas da educação infantil que atende a 14 turmas e 10 salas de creche. As dependências da escola contam com outros espaços: biblioteca, ateliê de artes, sala de jogos, brinquedoteca, sala de informática, sala de vídeo, sala de recursos e de apoio pedagógico, três refeitórios, play-ground, tanque de areia e quadra poliesportiva.

A unidade escolar tem 62 professores, sendo 55 deles titulares em classe, 3 professoras da educação especial e 1 professora de apoio aos programas educacionais (PAPE- informática).  18 auxiliares em educação, estando na creche e 10 em salas de aula.

Iniciei o estágio em Maio de 2011no Ensino Fundamental, auxiliando a Professora Vania Braga do 1° ano. Durante duas semanas, fiquei com o Jonathan, que apresentava dificuldades de aprendizagem. Sem nenhum diagnostico médico.

Antes que pudesse obter resultado, pois meu objetivo era ajudá-lo a reconhecer todo o alfabeto, fui transferida para o Infantil. Porém das 5h às 6h, eu volto para o Fundamental, auxiliando a professora Carla Pardeon do 2° ano, aonde eu fico com a Vitória, que também apresenta dificuldades de aprendizagem, sem nenhum diagnostico médico.

COM RELAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

                         Em minha observação sobre o projeto pedagógico na Escola, eu percebi que todas as programações das atividades são feitas pelos Professores, porém embasado no PPP.

O PPP (Projeto Político Pedagógico) está embasado na Proposta Curricular de São Bernardo e na LDB (Leis de Diretrizes e Bases), a meu ver, acredito que a proposta está sendo cumprida, pois as duas professoras (Vania e Carla) são dedicadas, exigentes, gostam do que fazem e estabelecem uma ótima proposta de ensino, utilizando algumas estratégias de ensino para alcançar o objetivo.

As professoras estão na rede a uma média de 12 anos, ambas deram preferência de trabalhar com o ensino fundamental.

As coordenadoras pedagógicas tem como atribuição acompanhar o trabalho realizado em sala de aula. Dispondo de algumas estratégias para fazer o acompanhamento, como: observação em sala de aula, as vezes com participação; reunião individual com o professor e a leitura de instrumentos metodológicos, bem como verificar os avanços na prática.

Os professores do Ensino fundamental utilizam o plano de ação, a avaliação continua do rendimento trimestral, resultados de trabalhos elaborados em sala individual ou em grupo e o portfólio como instrumento. A análise dos portfólios e o resultado final dos trabalhos expostos são feitas no Conselho de classe, a cada trimestre.

Bimestralmente são realizadas as fichas de rendimento individuais das crianças com o objetivo de registrar avanços, dificuldades e intervenções realizadas. Esta ficha serve de subsídios para o planejamento, para acompanhamento da equipe de gestão, EOT e também acompanhamento dos pais.

A equipe gestora é formada pela diretora: Sueli, Vice e assistente: Roseli e Fátima e as coordenadoras pedagógicas: Deise do fundamental, Tania do infantil e Paula da creche.

 A diretora sempre me tratou com respeito, assim como a vice e as coordenadoras pedagógicas. Quando me solicitam algo, sempre com muita educação. Infelizmente não posso dizer o mesmo da assistente de direção, sempre autoritária, por duas vezes, ela me pediu para assumir sala quando faltou à professora, eu sempre falei não, porém quando é para outra pessoa, eu vou. Tudo depende da abordagem, isto é, do respeito que me tratam.

Já assumi salas aqui no fundamental um dia em que a professora se ausentou, Fundamental 2° ano. É uma boa experiência, pois é diferente quando se tem a responsabilidade da sala, do que auxiliar a sala. A professora sempre bem compromissada deixou atividades, ou melhor, exercícios de matemática pra passar na lousa e com carinho um bilhetinho dizendo que a aula é sua, explique da sua maneira. Como só tenho experiência com o infantil, e não havia me preparado para aquela minha primeira aula com o fundamental, ainda mais de matemática que eu adoro e aprendi na FASB que deve ser ensinado através de jogos e brincadeiras, me senti com as mãos livres e inseguras, então resolvi passar os exercícios e pedir que os alunos depois fizessem na lousa e explicasse para o colega. Assim foi e percebi que os que sabiam e os que e estavam sendo ensinados a professora aplica o método   tradicional, como é de costume. Fiquei frustrada, pois eu queria a habilidade de dar uma aula dinâmica, provocante e divertida para aqueles alunos.

A escola trabalha com três substitutas que estão assumindo salas, pois as titulares estão afastadas. Quando alguma professora precisa faltar dois ou mais dias, geralmente vem substituta de fora. Mas quando possível colocam as estagiarias para estarem assumindo salas.

COM RELAÇÃO AO PROFESSOR

Segundo a coordenadora Deise L. Vellano do Ensino fundamental, a formação continua de professores assume uma importância crucial, visando melhorar a qualidade de ensino, levou-os a traçar um plano de formação aos professores, objetivando a melhora das práticas de ensino dentro da sala de aula, utilizando o material “ler e Escrever”, destinado a alfabetização e produção de texto. Visando a formação do professor, pois requer dele um conhecimento prévio do material e uma troca de experiência entre os professores.

A formação do professor se dará ao longo do ano letivo, nos HTPC, Reuniões pedagógicas, formações no CENFORPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação),  conselhos de classe e em momentos de devolutivas sobre atividades e procedimentos no seu planejamento e registros, e também nos atendimentos individuais quando necessários.

Através de discussão, nas reuniões pedagógicas e planejamentos, os princípios e diretrizes que norteiam e fundamentam suas ações, tem como objetivo: Promover a aprendizagem com autonomia do aluno, garantir a alfabetização, promover boas relações interpessoais e garantir ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com