TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  12/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.987 Palavras (32 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 32

MARLENE BORGES VENTURA– RA 394841

[pic 1]RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

TERESINA - PI

2015

MARLENE BORGES VENTURA – RA 394841

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

[pic 2]

TERESINA - PI

2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno        4

Introdução        5

Desenvolvimento        6

Observação e Interação com a Escola        7

Entrevista com o responsável pelo ensino-aprendizado na Escola        8

Plano de Aula        9

Regência        33

Considerações Finais        34

Referências bibliográficas        35

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Marlene Borges Ventura

RA: 394148

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º período

Ano: 2015

Inicio do Estágio: 19/05/2015

Término do Estágio: 25/05/2015

I – INTRODUÇÃO

O estágio descrito neste relatório realizou-se no período de 19 de maio de 2015 a 25 de maio de 2015 no período da manhã no 6º ano de ensino fundamental II com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp. Foram realizadas atividades da rotina escolar participação e colaboração em atividades da prática diária e regência.

O trabalho realizado durante o período de estágio abrange a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, somamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.

O presente trabalho visa fortalecer a realização teórica e prática baseado no princípio método logico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

II – DESENVOLVIMENTO

Dados de Identificação da escola

Nome: Educandário Integral do Saber

Endereço: Qd.-27 Cs.-03 Residencial Planalto Uruguai, Bairro: Vale Quem Tem

Diretora: Valdelice Rodrigues Pinho

Modalidades de ensino: Ensino Infantil ao 6º ano

 

O Educandário Integral do Saber foi fundado em outubro de 2014 esta localizado na Qd.-27 Cs.-03 Residencial Planalto Uruguai , bairro Vale Quem Tem, Teresina – Piauí. Atende uma clientela proveniente do próprio bairro.

A escola funciona os dois turnos , tem cerca de cem alunos, oferecendo   o nível da educação infantil ao sexto ano do ensino fundamental . Possui treze salas, sendo nove salas de aula, uma diretoria, uma sala para os professores uma biblioteca uma cantina, mais um pátio para a recreação dos alunos e três banheiros.

Essas dependências garantem o bom funcionamento da escola, pois as salas são amplas com ar-condicionado e com higienização adequada. São quinze funcionários entre professores, auxiliares de limpeza e merendeira.

III – OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

Escola: Educandário Integral do Saber

Professora: Edivaldo Pinheiro da Silva

Serie/Ano: 5º

Durante a realização das aulas, os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro, os recursos utilizados nas aulas foram, livros didáticos, livros paradidáticos, lousa e pincel.

As professoras tinham métodos tradicionais, os alunos ficavam todos quietos, mas também interagiam com os alunos fazendo perguntas para problematizar a aula, buscando respostas dos próprios alunos.

Na aula de leitura, cada criança escolhia o livro que queria ler, algumas não sabiam ler, então olhavam os desenhos e fantasiavam sua própria historia, a professora tomava a leitura observando e anotando a dificuldade de cada criança.

Quanto às atividades desenvolvidas: ditado de palavras, cópia, numerais, atividades no livro, atividades artríticas com incentivo a preservação do meio ambiente.

Na etapa de regência nos colocamos na dinâmica em sala de aula, é necessário dar um passo a frente em relação ao que aprendemos e tenhamos condições de transpor para a prática observando e interagindo com a realidade escolar. Esse é o ponto da aprendizagem do estagio, conseguir fazer relação entre o conteúdo teórico e as pratica vivenciadas.

IV – ENTREVISTA COM O RESPONSAVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Foi perguntada a coordenadora sobre o processo de ensino-aprendizagem na escola, quais seriam as contribuições da coordenação para a escola.

As atribuições da coordenadora é coordenar a equipe de professores e técnico-administrativo para que a escola tenha um bom funcionamento.

Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizador de projetos...)?

O trabalho didático na escola é organizado através de planejamento (reuniões) e é feito mensalmente e diariamente. São feitos projetos ou sequências didáticos.

Em que espaço e com qual frequência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são tratados nesses encontros?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com