TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  29/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

DIANE TEREZINA ZINI RU: 445157

               TURMA: 2011/05

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SORRISO MT

2013

Identificação: Diane Terezinha Zini

Ru: 445157

Tema: A importância do brincar na educação infantil em sala de aula com crianças de 0 a 05 anos.

Problema: Porque os professores da educação infantil não dão à devida importância ao brincar em sala de aula para desenvolver as habilidades necessárias na infância?

Objetivo Geral: analisar quais as possibilidades que as crianças podem alcançar através das brincadeiras em sala de aula e o que o professor pode estar interferindo durante este aprendizado.

Objetivos específicos:

  • Verificar as possibilidades de aprendizado durante o brincar.
  • Analisar as interferências que o professor pode fazer durante as brincadeiras para um melhor aprendizado.
  • Investigar se os professores estão utilizando o brincar em sala de aula como formas de aprender conceitos e habilidades.

Justificativa:

Devido às escolas estarem dando pouca importância ao brincar em sala de aula como um instrumento a mais no processo de ensino e aprendizado, sendo algo de grande importância para a educação, mais especialmente para a educação infantil, tendo em vista valorizar mais um aprendizado tão grandioso para a criança.

O brincar faz com que a criança se desenvolva de forma ampla e muito mais abrangente, devido ao engajamento e a participação concreta durante a brincadeira, desenvolvendo capacidades de realizar coisas sozinhas, sem interferências de adultos. Mas também por outro lado o professor pode e deve estar atento a este brincar, pois podem ocorrer situações onde ele pode utilizar a brincadeira para concretizar conceitos e tirar duvidas. Como diz Maluf:

É necessário apontar para o papel do professor na garantia e enriquecimento da brincadeira como atividade social do universo infantil. As atividades lúdicas precisam ocupar um lugar especial na educação. Entendo que o professor é figura essencial para que isso aconteça, criando os espaços, oferecendo materiais adequados e participando dos momentos lúdicos. Agindo desta maneira, o professor estará possibilitando as crianças uma forma de assimilas a cultura e modos de vida adultos, de forma criativa, prazerosa e sempre participativa.

Fundamentação Teórica

O brincar faz com que a criança se sinta segura e crie autonomia no seu próprio desenvolvimento, podendo se socializar, expressar, imaginar e também interagir livremente com seus colegas. O referencial curricular nacional para a educação infantil diz, “a fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro”.

Durante a educação infantil a criança esta tendo um primeiro contato com a escola, antes disso apenas brinca sem fins educativos, no momento que ela é inserida na escola passa a brincar assim desenvolvendo a sua identidade e a autonomia.

Todos mais principalmente os pais deveriam tirar um tempo do seu dia para ensinar conceitos para seus filhos através do brincar, assim ele seria parte importante na formação da identidade dele. Para Maluf “o ato de brincar é uma atividade inerente ao desenvolvimento e tanto crianças como adulto possuem essa necessidade interior”.

A criança que não brinca durante sua infância pode se tornar um adulto com dificuldades de superar os problemas. E também pode ter traumas profundos, devido sua impossibilidade de brincar e de interara com seus pares. Tendo medo ou receio de encarar o problema de frente, ficando sem solução e guardo o problema pra si mesmo. O que não acontece com a criança que brinca e se entrega na brincadeira, conseguindo sozinha sanar seus medos. Pois este aprendizado que ocorre durante a brincadeira, nem pais e nem professores conseguem transmitir.

O brincar é algo concreto para as crianças, tornando parte do que esta sendo brincado e compreendido por si mesmo. E com isso o professor pode observar melhor seu grupo de alunos no conjunto e individual, podendo analisar a linguagem, a disciplina, o desenvolvimento corporal e muito mais conceitos trabalhados durante a aula.  

Júnior (2009) descreve que cabe ao professor medir o processo de ensino e aprendizado de jogos. Com isso torna o aprendizado muito mais significativo para a criança, pois estará estabelecendo relações, e deixando com ela tome decisões que entenda que é a mais satisfatória pra si mesma.

Com tanto aprendizado através do brincar, são poucas as escolas que investem e valorizam as brincadeiras, tendo pouco espaço e com condições precárias onde acontecem as poucas brincadeiras, se tornando menos prazerosa e até mesmo perigosa. A escola esqueceu o valor do brincar e nem mesmo entende qual a importância dele no desenvolvimento da criança.

O brincar torna a criança mais feliz e muito mais amigável com seus colegas, tornando-se também um adulto mais satisfeito e resolvido.

METODOLOGIA

        Este trabalho tem como objetivo construir a metodologia a partir das pesquisas tecnológicas, de campo e teóricas, onde se é aprofundado por meio de pesquisas bibliográficas que por sua vez se utiliza conceitos de vários autores, os conhecimentos adquiridos até este ponto da graduação são de grande valia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com