TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  26/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 4

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

O Presente relatório referece as observações realizadas na Escola de Educação Infantil Serafim, na turma do Pré I, da professora Solange, com o total de 07 alunos.

‘’ A educação infantil, atende crianças de 0 a 06 anos de idade, uma educação que é direito reconhecido na constituição federal de 88 e na Lei de diretrizes e bases (LDB 9394/96). Tornando-se um direito da criança e um dever do Estado.’’ Segundo Vergés e Sana (2009,p.10).

A educação infantil é a primeira etapa para o desenvolvimento da criança, tornando-se primordial, pois é através dessa etapa que a criança aprende os primeiros desenvolvimentos, conhecendo o próprio corpo, sentimentos, aprendem a se socializarem, aprimorando sua oralidade e coordenação motora.

Realizei meu estagio observando a turma do Pré I, da Educação infantil, do período Matutino.

Quando cheguei à unidade fui recebida com carinho, alegria e curiosidade de todos os alunos e a professora se disponibilizou a me explicar todas as regras da escola e os combinados da turma e a tirar qualquer duvida que eu viesse a ter.

Durante o estagio, observei que as aulas são bem dinâmicas e diferenciadas, devido à quantidade de aluno na sala, tendo em vista que a professora podia ter um relacionamento direto com qualquer criança individualmente e a professora assim permitia que os alunos opinassem e questionassem sobre qualquer proposta e duvida que tivessem durante a aula.

A professora deixava os alunos com total liberdade para criar, aprender, errar, reaprender, perguntar questionar, tendo em vista que a faixa etária deles correspondem a fase de curiosidade e entusiasmo, porem com pouca capacidade de atenção.

A sala é bastante ampla e aconchegante, tem iluminação adequada e ventilação apropriada, contêm 02 portas, uma dando acesso para a entrada das crianças e outra que do acesso para o refeitório, banheiro, sala de vídeo e sala de leitura; a sala contem um armário onde estão guardados os matérias das crianças, possui caixas de sapatos decorados onde cada aluno tem livre acesso para pegar o material que será usado para a aula, com permissão da professora para eles pegarem; mesas e cadeiras de acordo com o tamanho das crianças; mesa e cadeira para a professora; nas paredes da sala tem trabalhos e painéis feitos pelas crianças e cartazes contendo os combinados, os horários e as aulas que serão aplicadas para a turma.

No inicio das aulas, a professora começa com uma oração de Pai nosso e logo após uma roda de conversa, onde eles relatam como passaram a tarde e anoite e reveem s combinados da turma.

Durante a roda de conversa observei que á uma grande afinidade da professora com os alunos. Onde ambos se escutam. As matérias são dadas de segunda a quinta-feira e toda sexta-feira é dada após o recreio atividades lúdicas, recreação.

Os assuntos abordados durante o estagio são: Roda de conversa, hora do conto, formas geométricas, vogais maiúsculas e minúsculas (A,E,I,O,U), aprendendo o nome de letra cursiva, numerais de 0 á 10, massinha de modelar, brinquedoteca, parque e solário.

Observei que a escola é ampla e bem arejada, contendo a sala da direção, secretaria, sala de informática, 03 banheiros, sala de vídeo, sala de leitura, salas de berçário, mini maternal, maternal Jardim, Pré, solário, brinquedoteca e parque.

O planejamento das aulas ocorre mensalmente onde à professora recebe instruções da coordenação, o sistema da escola é apostilado e ocorrem projetos anualmente.

O horário das refeições, acontece separadamente entre o mini maternal e as demais turmas, o mine maternal realiza suas refeições diretamente em sua sala, e os demais descem para o refeitório, após cada refeição ocorre a escovação. Após o horário do almoço todas as turmas vão para o horário da ‘’soneca’’ que dura cerca de 1h30min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com