TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho de conclusão de estagio supervisionado em educação infantil

I – INTRODUÇÃO

Conhecer de perto o processo de ensino aprendizagem é muito importante para entender melhor o trabalho do pedagogo, pois é durante o estágio que o futuro pedagogo tem esta prática e conhece como funciona o cotidiano dentro de uma escola, observando o dia a dia e a interação entre aluno e professor.

Durante o estagio foi possível conhecer o andamento da escola, assim como a rotina, as brincadeiras que são realizadas com as crianças com o interesse de divertir ou trabalhar de forma didática, desenvolvendo atividades significativas para as crianças, passando para as crianças os conteúdos programados através de atividades lúdicas e com o objetivo de preparar o aluno para se ingressarem no ensino fundamental preparados para serem alfabetizados.

O estágio supervisionado tem a finalidade de preparar o acadêmico para trabalhar em sala de aula, mostrando como o ensino deve ser prazeroso para a criança e também para o professor, é também no estágio que é possível conviver e observar a forma de direcionar a prática pedagógica, o acadêmico através do estágio ao ajudar a professora a organizar as atividades que serão desenvolvidas pelas de crianças, organizar as crianças em fila para sair de sala de aula, ao observar o trabalho da professora e a reação das crianças como se comportam durante as aulas e a forma com que se respeitam e como são atendidas em suas necessidades, ele consegue verificar como deve ser o trabalho de um professor em sala de aula.

Atividade 01

Orientação e discussão do estagio

Durante o estágio teve vários momentos de orientação realizados pela orientadora Kátia Cilene, durante estas orientações foram vistos vários assuntos como, entrega de documentação, organização do cronograma do estágio com a definição das datas previstas para a orientação. Além do esclarecimentos sobre preenchimento da documentação, das fichas de estagio e orientações sobre como agir durante o estágio, e sobre como preencher a documentação necessária esclarecendo dúvidas coletivas e individual e sobre como elaborar prosseguir com as atividades durante o estágio e sobre o trabalho de conclusão do estágio.

Atividade 02

Apresentação do estagiário na unidade escolar.

No primeiro dia que cheguei na escola fui apresentada para a coordenadora Geral Eliane Alves, que autorizou o estágio e me apresentou para a coordenadora pedagógica e para as professoras, e foi também neste dia que eu conheci o cmei que eu ainda não conhecia, e pude ver um pouco do trabalho das professoras.

Atividade 03

Pesquisa no documento de registro do planejamento escola (plano escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para educação infantil.

A educação deve seguir os princípios éticos da autonomia da responsabilidade da solidariedade e do respeito ao bem comum.

- Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

- Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança a tomando como referência os objetivos estabelecidos para essa etapa da educação, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Tem a finalidade do acompanhamento da criança em suas conquistas, dificuldades e possibilidades e deve ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem e não deve ser atribuído notas, tem o objetivo de ajudar com estratégias educacionais e maior colaboração com o trabalho das famílias e para ajuste do ppp.

Para trabalhar na educação infantil o profissional deve ter curso superior em licenciatura, graduação plena''' em universidade e institutos superiores de educação. Cursos de formação continuada se alicerça no ppp podendo ocorrer na própria instituição, quanto fora dela por meio de estudos, reflexos compartilhados, orientação pedagógicas, assessoria, cursos, intercâmbios dentre outras modalidades alternativas.

As instituições devem buscar assessoria de equipes multiprofissionais, constituídas por pedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, pediatra, nutricionista, enfermeiro, assistente social e outros para atendimentos específicos das crianças. Os atendimentos devem ser registrados em documentos, próprios e arquivados na instituição.

Atividade 04

Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática docente.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

NOME DA COORDENADORA:

SÉRIE/ANO: JARDIM II

1) Quais são as suas atribuições?

Orientar a didática da sala de aula, assessorar a parte pedagógica, orientar e apoiar as ações pedagógicas, acompanhar e avaliar o processo de ensino aprendizagem e contribuir para a solução de problemas de aprendizagem, avaliar as práticas planejadas orientando e sugerindo modificações, acompanhar o desempenho dos alunos, promover um clima favorável para o processo de ensino aprendizagem.

2) Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)?

É feito um planejamento anual, e depois quinzenal o procedimento metodológico é o sociointeracionista, no planejamento anual se discute o que será trabalhado o ano todo.

3) Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes?

Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

É muito importante que o professor se aprimore, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com