TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.067 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

   PEDAGOGIA

ADRIANA SEÍZA CÂMARA

 RA 394927

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

ARARAS – SÃO PAULO

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

   PEDAGOGIA

ADRIANA SEÍZA CÂMARA

 RA 394927

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Fundamental I.

ARARAS – SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO        

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DO ESTÁGIO        

INTRODUÇÃO        

1.        DESENVOLVIMENTO        

1.1.        Observação e Interação na Escola        

1.2.        Observação das Aulas        

1.3.        Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola        

1.4.        Plano de Aula        

1.5.        Regência        

2.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

3.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Adriana Seíza Câmara

RA: 394927

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2014

Início do estágio: 15/09/2014

Término do estágio: 26/09/2014

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DO ESTÁGIO

Nome da instituição: EMEIEF Prof.ª Maria Zélia Padovani Martins Pereira

Endereço: Rua Wadih Georgeos Hoche, 300 Pq. Tiradentes – Araras/SP

CEP: 13.606-664

Telefone: (19) 3542-2145

Responsável: Andrea Aparecida Basqueira Fornaro


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em Educação Fundamental I, apresentado neste relatório, realizou-se na instituição EMEIEF. Profa. MARIA ZÉLIA PADOVANI MARTINS PEREIRA, localizada endereço: Rua Wadih George Hoche, nº300 Parque Tiradentes - Araras/SP, no período de 15 de setembro de 2014 á 26 de setembro de 2014. A observação, interação e regência deu-se de acordo com a vivência do cotidiano e da realidade escolar do 3º ano da Educação Fundamental - ciclo I, sendo cumpridas 5 horas diárias do período da tarde, totalizando uma carga horária de 50 horas práticas, divididas em: interação, plano de aula e regência.

Outras 50 horas foram direcionadas ás atividades de auto estudo, leitura de manual, relatório técnico científico e documentação, totalizando assim, 100 horas de estágio, obrigatório para o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Fundamental I.

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

  1. DESENVOLVIMENTO

Mediante estágio supervisionado realizado na unidade escolar, segue o relatório das atividades de observação, interação e regência. Por meio da observação, a estagiária pode refletir e vislumbrar sobre as futuras ações pedagógicas, visto que, o estágio oferece um momento privilegiado em que o estudante aprende com a realidade escolar. Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 6).

Assim, durante o Estágio Supervisionado, a estagiária observou o cotidiano do fazer pedagógico de uma escola de ensino fundamental, tendo a oportunidade de realizar a diagnose/caracterização da instituição, investigando o seu contexto educativo, culminando com a elaboração do relatório de observação.

  1. Observação e Interação na Escola

A EMEIEF. Profa. MARIA ZÉLIA PADOVANI MARTINS PEREIRA foi construída especificamente para atender crianças de Educação Fundamental I e também de Educação Infantil.  A escola conta com um espaço bastante amplo e se encontra em boas condições para receber os alunos, o espaço ao ar livre é utilizado para atividades físicas diversificadas, além de pátio com área coberta. A instituição dispõe de uma ampla estrutura física, que condiz muito bem com os padrões exigidos para o atendimento dos alunos de Educação Fundamental.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com