TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  11/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo descrever as experiências adquiridas nessa trajetória desenvolvida no Estágio Supervisionado III, expor quais as contribuições para a formação pessoal e profissional do estagiário, qual a minha visão sobre a escola campo de estágio durante a observação e coparticipação da mesma e quais as ações realizadas durante a atuação na coordenação pedagógica.

O estágio foi realizado em uma Escola da Rede Municipal denominada Escola situada na Rua Bairro Santo Antônio, na cidade de Itabuna-BA, no turno vespertino em um período de 90 horas, sendo distribuído em duas etapas, observação-coparticipação e atuação na coordenação pedagógica. Atualmente a escola é dirigida pela professora Joana e a coordenadora Elisabete A escola atende o Ciclo da Infância I, II e III e o Ciclo da Adolescência I, II e III, funciona nos turnos matutino das 07:30hs às 11:30hs e vespertino das 13:00hs às 17:00hs, sendo composta atualmente por 05 professores e atendendo 170 estudantes com idade entre seis e doze anos.

O espaço físico da escola é composto por de 04 salas de aula, 01 sala de leitura que é utilizada também para o Mais Educação, 01 secretaria, 01 cozinha, 07 banheiros (sendo 04 para alunos e 03 para professores), 02 áreas e 01 sala de informática. A escola tem uma clientela diversificada oriunda do Bairro São Lourenço periferia da cidade e adjacências. Os principais objetivos da Escola é atender as crianças da comunidade que residem nas proximidades da escola a fim de proporcionar uma educação de qualidade que auxilie no desenvolvimento físico, psicológico e intelectual de cada aluno, e garantir ao educando situações de construção do conhecimento promovendo o seu crescimento pessoal, social de forma consciente, solidária

DESENVOLVIMENTO

Durante o período do estágio em Gestão Escolar na Escola Só o Amor Constrói tive a oportunidade de conhecer e analisar alguns dos documentos da escola como, por exemplo, o Plano Operacional da Equipe Gestora, a Proposta Curricular da Escola, o Regimento Escolar, Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico, o Plano Operacional da Equipe Gestora, entre outros.

A Proposta Curricular da Escola tem o propósito de contribuir para a construção de uma escola cidadã, mais humanizada, politizada, alegre e comprometida com os interesses e necessidade de toda a comunidade escolar. A escola busca uma educação voltada para a autonomia, a ética, para a valorização da diversidade cultural e para a busca da identidade.

O P.P.P (Projeto Político Pedagógico) é uma proposta flexível a ser concretizada nos projetos educacionais, nele estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas na Escola Só o Amor Constrói, bem como o sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. O P.P.P fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias. Não deseja ser, portanto um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologia educacionais praticados.

Considero que o principal objetivo de estágio é ampliar a formação de nós futuros pedagogos, preparando-nos para atuar. O estágio deve ser visto como um momento de oportunidade de troca de experiência e de aprendizagem.

O Estágio é muito mais que um tempo dedicado ao processo de ensino aprendizado designado pela Universidade, é o período em que descobrimos que apesar da formação proporcionada em sala de aula ser essencial, ela por si só não é suficiente para preparar o aluno estagiário para o trabalho em uma escola, pois é preciso que o discente seja inserido na realidade do cotidiano escolar para que vivencie as diversas situações ocorridas no dia-a-dia da escola, aumentando as possibilidades de melhoria do desenvolvimento das suas ações.

No decorrer do estágio tive a oportunidade de acompanhar as diversas atividades desenvolvidas pela coordenadora, e presenciei algumas vezes a mesma tendo que assumir a sala de aula devido à falta de uma professora por problemas de saúde.

Através da atuação da coordenadora Elizabete Amaral pude perceber que o papel desempenhado por um coordenador na escola vai muito além do que aprendi na teoria, pois além de executar a sua função ela ainda assume a sala de aula sempre que falta algum professor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com