TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio em berçario

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  14.783 Visualizações

Página 1 de 12

LUCIENE JACQUES SANCHES AQUINO – RA 398485

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2013

BONITO – MS

2014

LUCIENE JACQUES SANCHES AQUINO RA - 398485

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório

BONITO

2014


[pic 2]

1 - Ficha de Identificação do Aluno

Nome do Estagiário: Luciene Jacques Sanches Aquino

RA: 398485

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do Estágio: 05/05/2014

Término do Estágio: 16/05/2014

01


2 – Introdução

     Fase de suma importância para o acadêmico, o Estágio é a hora que ele passa a perceber a realidade, vivenciar as situações que irá viver na sua vida profissional, a partir daí, não é somente livros e teorias e passa a exercer por breve tempo, oque escolheu para sua vida profissional.

O Estágio em questão foi possível observar o ambiente como um todo, ter a noção de como se dá o funcionamento de um centro de educação infantil. Diferente de uma escola de ensino fundamental, ele dá todo suporte para o desenvolvimento de uma criança, não só nos primeiros contatos com a leitura e escrita, mas envolve muito mais do que isto. Nesta instituição o funcionamento é em tempo integral, sendo que as crianças passam boa parte do seu dia, neste convívio.

Para a realização do estágio, a acadêmica Luciene Jacques Sanches Aquino,teve a sua inserção na instituição de ensino no mês de Outubro, no período de 40(quarenta) horas econtou a colaboração da diretora do Centro de Educação Infantil Laura Vicunã, Abília Peres Cheres, que lhe deu o suporte necessário, para a compreensão do âmbito do funcionamento de modo geral como também dos métodos pedagógicos usados pela instituição. Pôde contar também com o auxílio da professora Alessandra Valério Vasques, que é a professora regente da sala em questão, o berçário, que desde o momento em que se iniciou a fase de observação do estágio, se mostrou disposta a ajudar na melhor compreensão das suas atribuições.

O período de observação foi o tempo necessário para a compreensão das características da turma, a forma diferente que cada aluno se desenvolve. Buscando fazer o plano de aula baseado nas informações capitadas. Em se tratando de crianças do berçário, que tem as suas idades entre um e dois anos,

02

o plano de aula foi pensado para auxilia-los no seu desenvolvimentopsicomotor, da fala e o convívio social. Sendo que o convívio foi agradável e muito proveitoso. Conseguindo desenvolver o plano de aula satisfatoriamente, mostrando várias formas de se ver a natureza como um todo.

3 - Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado

3.1 Observação e interação

Escola: CEI Laura Vicunha

Professora: Alessandra Valério Vasques

Série/ano: Berçário

Durante o período de observação é possível observar todo o desenvolvimento de uma sala de aula. Foi observado que os alunos eram organizados por grupos, no momento em que estavam em atividades no chão da sala ou no pátio da escola. Já nos berços, cada qual fica no seu, para evitar qualquer tipo de acidente ou contra tempo.

     A professora regente trabalhou com vários recursos didáticos, entre eles estão os jogos pedagógicos, como blocos de montar, chocalhos, bolas de vários tamanhos, entre outros; foi contadas historinhas com o auxilio de livros didáticos, tanto de papel como de pano que é um material de fácil manuseio e também de um material emborrachado que os bebes podem colocar na boca se quiserem. Outro recurso bastante utilizado também é o de cantar cantigas, já conhecidas pelas crianças.

     O conteúdo trabalhado neste período foi no âmbito de passar para as crianças o conhecimento do espaço onde eles circulam, conhecendo o ambiente, interagindo com os outros alunos, proporcionando o contato com objetos de variadas formas e cores.

03

E conforme decorrer da aula, a professora transmitia informações necessárias para desenvolverem as atividades em um ambiente agradável.

      A organização de aula ficou por conta da professora, que propôs atividades de acordo com a faixa etária. E ao expor a atividade, os alunos podiam interagir, mostrando interesse na proposta, como por exemplo, no momento de contar historinhas, ao estar contando a história, os alunos maiores, que entende um pouco melhor, começam a interagir.

     A atuação da professora demonstrou entendimento no processo de ensino aprendizagem ao ensinar e orientar os alunos. Soube resolver as situações difíceis, quando ocorriam, tentando fornecer informações e apoio necessário.No momento que ela expôs a aula sempre buscava que as crianças interagissem com as informações, pedindo para eles repetirem os nomes e os sons.

     No decorrer da aula, as crianças possuem diferentes atitudes, pois cada um tem sua personalidade, alguns são mais retraídos, tendo dificuldades de integração, outros são mais desinibidos, conseguindo interagir sem muita dificuldade, tendo também alguns que são um pouco mais agitados, que é necessário um pouco mais de atenção.

     No centro de educação infantil requer horários pré-definidos para melhor andamento do trabalho. No período da tarde, o período em que ocorreu o estágio, os horários são divididos para melhor funcionamento. As 13(treze) horas, o horário de chegada da professora, os bebês estão acordando, conforme vão acordando, mamam cada qual a sua mamadeira. Depois um de cada vez toma seu banho com a ajuda da auxiliar da professora e a professora troca suas roupas. Até este momento eles usam uniformes, mas quando tomam banho é posto a sua própria roupa, pois alguns costumam ir mais cedo embora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com