TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS-ISEPRO

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PEDAGOGIA

NEURIVONY DE SOUSA MAIA PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO I

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS-MA

2015

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS-ISEPRO

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PEDAGOGIA

NEURIVONY DE SOUSA MAIA PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO I

Relatório de Estágio Supervisionado I apresentado ao Instituto Superior de Educação Programus-ISEPRO, como um dos requisitos parciais para obtenção do Curso de Extensão Universitária em Pedagogia.

ORIENTADORA: Profª Mestra, Raimunda Maria dos Santos

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS-MA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 EDUCAÇÃO INFANTIL 05

2.1 Caracterização da Instituição 05

2.2 Observação das Aulas Infantil I 07

3 ENSINO FUNDAMENTAL I 09

3.1 Caracterização da Escola 09

3.2 Quadro de Funcionários 10

3 .3 Desenvolvimento do Estágio 11

4 CONSIDERAÇOES FINAIS 14

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado na escola é uma questão decisiva para a formação do profissional da educação, já que estabelece a relação entre teoria e pratica, possibilitando que o educador ao entrar na sala de aula tenha uma posição critica diante das dificuldades existente no contexto escolar.

Este relatório tem a intenção de documentar experiência no decorrer do período em que vivenciei a prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

Será dividido em duas partes: Ensino Infantil e Ensino Fundamental. Sendo cada um deles em escola diferentes. É o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podemos formar o perfil de professor que queremos ser.

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes escolar. A observação é um momento importante em que podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio de atuação de outros profissionais participando de atividades em sala de aulas é um momento importante de análise metodológico e conhecimento do campo de estagio.

2 EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 Caracterização da Instituição

A primeira escola que realizei o meu estágio que ocorreu no período de 18/03 a 24/03/2015 no turno matutino das 7:30h às 11:30h, foi na Escola Municipal Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, situada na Rua do Jardim, Centro, a mesma apresenta a presente proposta Pedagógica como documento norteador dos trabalhos educativos desenvolvidos com sua clientela.

Segundo o Projeto Político Pedagógico a instituição de Ensino funciona como escola desde 1977 na administração do Prefeito José Pedro e Silva.

Recebeu esse nome em homenagem a personagem de uma das histórias em quadrinhos mais preferida do público pueril e por se tratar da primeira escola de Educação Infantil do município. A mesma iniciou com duas salas de aula uma secretaria e dois banheiros.

A referida escola teve em sua direção varias diretoras, em 31/01/ 1983 a Senhora Francismar Furtado de Almeida recebeu o cargo de diretora da escola. Em março do mesmo ano Irene da Cunha Costa foi nomeada a diretora da referida escola no ano de 1990 foi sucedida pela a sua irmã, Esmeralda da Cunha Costa.

Aos poucos, sua administração foi garantindo espaço na comunidade e muitos começaram a procurar o estabelecimento de ensino, necessitando assim de mais salas, com isso adaptou-se o galpão em quatro salas, totalizando-se em seis. No decorrer da sua trajetória a escola foi desenvolvendo cada vez mais e garantindo espaço na sociedade.

No ano de 2009 a escola teve total apoio do prefeito municipal, tendo o mesmo fornecido com suficiência, material didático de qualidade. Aos alunos do 1º ano, forneceram também excelentes cadernos de atividades e atividades complementares para Creche, Infantil I e Infantil II.

O primeiro ano do Ensino Fundamental foi implantado no ano de 2009, com a finalidade de priorizar o primeiro ano do ensino fundamental, propôs nomear uma única escola que atendesse as necessidades da clientela, com isso a escola Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho foi escolhida por ser uma escola centralizada. Hoje a escola só atente crianças de quatro a cinco anos de idade, ou seja, Infantil I e Infantil II no turno matutino e vespertino.

As dependências da escola são: uma sala de direção uma sala dos professores quatro sala de aulas muito pequenas, três banheiros um para os funcionários e os outros para os alunos que passaram por uma reforma no ano de 2014, uma cozinha um depósito uma sala de recepção uma sala de informática com vários computadores que não esta funcionando um auditório. Sobre as condições matérias a escola dispõe de varias mesas e cadeiras em cada sala possui um armário de aço que precisam ser trocados dois armários para os arquivos um armário de cozinha um bebedouro com três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com