TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]


        

             

                                     Cláudia Panta Costa

                              Zenir do Socorro Ribeiro Martins Gonçalves

                                Vera Lúcia de Sousa da Silva Moreira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL

REDENÇÃO

                                                         2016

                                   Cláudia Panta Costa

                              Zenir do Socorro Ribeiro Martins Gonçalves

                                Vera Lúcia de Sousa da Silva Moreira

        

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL

               

[pic 2]

                                                                   

                                                           

                                                                     

        

REDENÇÃO

                                                         2016

                                         SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------4

2-DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------5/6/7

3-DOCÊNCIA-------------------------------------------------------------5/

5-CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------8

6-REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------9


1-INTRODUÇÃO

       O presente relatório é um resumo das observações e participação realizadas no Colégio Sistema de Ensino Infantil Fundamental, Médio e Profissionalizante, na turma do 3°ano do Ensino Fundamental I

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor.     Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

 O objetivo foi o de observação e participação à docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, colocando as estagiárias frente às situações vividas em sala, compreendendo a forma como estão sendo desenvolvidas e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas articulando à temática Meio Ambiente. No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório. As conclusões que ora apresentamos se constituem das nossas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas do Ensino Fundamental .


2-DESENVOLVIMENTO

O Colégio Sistema de Ensino Infantil Fundamental e Médio Profissionalizante localizado na Avenida Orlando Luiz Murano S/N CEP 68557-530 no setor Marajoara II em Xinguara- Pará.

A estrutura da escola é boa com salas amplas e climatizadas com carteiras adequadas, armários, quadro branco, paredes decoradas com temas infantis e bastantes materiais didáticos para os andamentos das aulas.

A escola possui sete salas, três banheiros, uma secretaria, uma cozinha, uma biblioteca, uma sala de professores, corredores com rampas de acesso e play groude.

O corpo administrativo do colégio é composto por 15 professores, uma diretora, uma pedagoga, uma coordenadora, um auxiliar de limpeza e um serviço gerais. A escola possui 150 alunos entre Educação Infantil Fundamental Médio e os cursos profissionalizantes funcionam nos três turnos e aos finais de semanas.

A escola está em desenvolvimento tanto na estrutura quanto no planejamento pedagógico para se adequar ao Plano Político Pedagógico.

O estágio entre observação e a intervenção foi do dia 27/08/2016 à 22/09/2016 e o estágio foi feito na turma do 3°ano no período da tarde, a sala é composta por 12 alunos sendo sete meninas e cinco meninos. Os planos da professora são diários.

3-DOCÊNCIA

O contato que tivemos com a instituição, não foi difícil, pois já estávamos familiarizados com a escola e com o corpo docente, pois já havíamos estagiado na mesma. Fomos bem recepcionada pela direção e pela professora da turma.

Ao entrarmos na sala a professora nos apresentou aos alunos, explicou o motivo de estarmos ali pediu para que todos nos recebessem com um caloroso bem-vindo.

Logo depois da apresentação a aula seguiu normalmente, a docente da turma começou as atividades tomando leitura dos alunos, onde ela apresentou o texto A nossa história de Ana Maria Machado, com o termino da leitura veio a interpretação para maior fixação da turma. Na matéria de matemática a professora estimulou os alunos a estudar a tabuada de multiplicação para participarem de uma gincana com a turma do 4°ano logo após o recreio. Ao terminar a gincana as crianças voltaram para sala como vencedores, onde teve muito barulho, mas com a autoridade e sabedoria a docente fez com que eles ficassem calmos e explicou a importância de estudar a tabuada e que eles irão levar essa experiência pro longo de suas vidas de estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (159.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com