TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 8

   SUMÁRIO
1.Descrição de Vivencias Durante os Estágio-------------------------------------------------------1
1.1 Educação Infantil--------------------------------------------------------------------------------------2
1.2 Ensino Fundamental----------------------------------------------------------------------------------3
2. Relatório das Palestras--------------------------------------------------------------------------------4
2.1 O supervisor de Ensino na sua Prática Profissional-------------------------------------------5
2.2 O Orientador na sua Prática Profissional--------------------------------------------------------6
2.3 O Gestor Educacional na sua Prática Profissional---------------------------------------------7
2.4 O Pedagogo Empresarial na sua Prática Profissional-----------------------------------------8
3. Reflexão e Conclusão----------------------------------------------------------------------------------9
4. Referência  
Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------10














1.1Educação Infantil
A educação e a base de uma boa educação, e nesse período que a criança começa a desenvolver suas habilidades de fala, coordenação motora, interagir com outras crianças, aprendendo aceitar o que e diferente, com hábitos, costumes, valores, etc. Durante o estagio realizado na Creche Santa Mariana, tive a oportunidade de analisar que trabalhar com crianças de creches requer transmitir amor, cuidado, ensinamentos básicos. Na creche as crianças ficam o período integral e neste espaço escolar que elas passam a maior parte do tempo. Criando um vinculo afetivo que se estabelece entre crianças e equipe de profissionais, fortalecendo ainda mais o processo de interação, construção de conhecimento de forma mais complexa.
A creche possui um espaço físico adequado. Com boa estrutura, bem cuidada, um refeitório que atende todas as demandas, banheiros limpos e adaptados para as crianças maiores de 3 anos, contem um pátio  reservado para crianças de 0 a 3 anos, ainda esta em construção, porem e preciso material pedagógico e uma equipe de multiprofissionais preparados para ajudar as crianças a envolver essas crianças durante o tempo em que estão ali.
Os diversos conhecimentos que adquiri ao longo do curso, acreditam que creche e um lugar de aprendizado, muito significativo.
ue trabalha com turmas do 1 ao 9 ano.
A estrutura física da escola e muito boa. Possui salas de aula ampla e arejada, biblioteca, laboratório de informática e quadra poliesportiva.
Durante o período de observação escolhi uma turma de 1º ano que tinha uma professora bem dinâmica, a professora Luci Cleide Braz de Souza que possui boa experiência didática e um vasto conhecimento metodológico.
Outra característica relevante que me chamou atenção foi à forma como ela trabalha coletivamente e ao mesmo tempo individualmente, passando nas carteiras explicando novamente para os alunos que possuem uma dificuldade maior. Não se preocupando na aceleração do conteúdo, mas na compreensão do aluno.
Tive a oportunidade de acompanhar um de seus planejamentos, onde trocamos ideias, tirei muitas duvidas. Tenho a certeza que o estagio contribuiu muito na minha vida profissional e espero aplicar um pouco do que aprendi na minha regência enquanto educadora. Nesta experiência de estagio, nota-se claramente o vínculo afetivo que se estabelece entre alunos e funcionários, fortalecendo ainda mais o processo de interação, construção de conhecimentos, favorecendo assim o desenvolvimento de forma mais complexa.
Conclui que poderia aprender muito com ela seria uma ótima oportunidade de aprendizado. A professora enfatiza a organização e a disciplina, pois julga que com indisciplina, e sem organização não há aprendizado. Ela sempre começa fazendo uma breve revisão da aula anterior para que o aluno possa reforçar o que foi visto e ainda tirar alguma duvida. Ela enfatiza e também procura  envolver as matérias que possam facilitar a compreensão e os alunos são avaliados com atividades avaliativas, e participativas no decorrer do aprendizado.

1.2 Ensino Fundamental
Como o estágio é um processo de aprendizagem muito significativo, dei continuidade no meu estagio, na Escola Municipal melkisedeque Andrade ue trabalha com turmas do 1 ao 5 ano.
A estrutura física da escola e muito boa. Possui salas de aula ampla e arejada, biblioteca, laboratório de informática e quadra poliesportiva.
Durante o período de observação escolhi uma turma de 4 ano que tinha uma professora bem dinâmica, a professora Márcia Cristina  que possui boa experiência didática e um vasto conhecimento metodológico.
Outra característica relevante que me chamou atenção foi à forma como ela trabalha coletivamente e ao mesmo tempo individualmente, passando nas carteiras explicando novamente para os alunos que possuem uma dificuldade maior. Não se preocupando na aceleração do conteúdo, mas na compreensão do aluno.
Tive a oportunidade de acompanhar um de seus planejamentos, onde trocamos idéias, tirei muitas duvidas. Tenho a certeza que o estagio contribuiu muito na minha vida profissional e espero aplicar um pouco do que aprendi na minha regência enquanto educadora. Nesta experiência de estagio, nota-se claramente o vínculo afetivo que se estabelece entre alunos e funcionários, fortalecendo ainda mais o processo de interação, construção de conhecimentos, favorecendo assim o desenvolvimento de forma mais complexa.
Conclui que poderia aprender muito com ela seria uma ótima oportunidade de aprendizado. A professora enfatiza a organização e a disciplina, pois julga que com indisciplina, e sem organização não há aprendizado. Ela sempre começa fazendo uma breve revisão da aula anterior para que o aluno possa reforçar o que foi visto e ainda tirar alguma duvida. Ela enfatiza e também procura envolver as matérias que possam facilitar a compreensão e os alunos é avaliado com atividades avaliativas, e participativas no decorrer do aprendizado.

RELATÓRIO DAS PALESTRAS
2.1 Orientador Educacional na sua Prática Profissional
A palestra apresentada expõe de forma clara e objetiva o papel do orientador educacional explicando a função especifica de orientador, sendo a parte pedagógica direcionada ao coordenador e as questões de disciplina cabem ao orientador educacional.
As formas de ensino e uma da observação importante apresentada pela palestrante. Porque às vezes muitos professores queiram atuar espelhando-se em seus professores, porém a escola atual não e a mesma, os alunos vivem em uma realidade muito diferente, antes o professor era o detentor do saber. Hoje o aluno possui um conhecimento prévio, fazendo com que o professor saia do papel de detentor e passa ocupar a função de mediador do conhecimento.
É necessário que a educação acompanhe essa evolução. Outra pauta relevante pontuada na palestra e a participação dos pais na unidade escolar que ajudavam os professores a resgatarem os alunos, descobrir as dificuldades contribuindo no processo de aprendizagem, hoje os pais quase não participa da vida escolar dos alunos e quando vão a escola e para fazer criticas do professor, coordenadores e direção, Assim, o professor precisa desenvolver diversas competências em relação ao campo do saber.
O papel do orientador educacional, para ser desenvolvido necessita de informações imprescindíveis como: saber o relacionamento do aluno com a família e colegas, Histórico biológico e sociocultural, e as expectativas com a sociedade e o mundo a professora Cristina Galindo afirma que e preciso cuidar dos distúrbios de comportamento para não virar transtorno de comportamento como: comparações de inferioridade , falta de afetividade, brigas conjugais.
O orientador deve estar preparado para ajudar essa juventude que procura viver com muita imensidade. É necessária a orientação sobre álcool, as drogas, transtornos alimentares e a sexualidade precoce. Conclui-se que o orientador educacional na sua pratica profissional tem como objetivo mais do que cuidados indisciplinares. Ser um agente formador e transformador dentro e fora da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com