TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PRISCILA SOARES RODRIGUES  - RA 365099

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

NO ENSINO FUNDAMENTAL II

CAMPO GRANDE - MS

2014


[pic 2]

PRISCILA SOARES RODRIGUES  - RA 365099

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância -CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado no ensino fundamental II.

CAMPO GRANDE - MS

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Identificação......................................................................................................4

Introdução.........................................................................................................5

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado..........................6

1- Entrevista com a coordenadora pedagógica................................................8

2- Observação e interação................................................................................9

3- Plano de aula e regência.............................................................................11

Considerações finais........................................................................................13

Referências Bibliográficas................................................................................14


[pic 4]

Identificação

Nome: Priscila Soares Rodrigues

RA: 365099

Curso: Pedagogia

Semestre: 6°

Ano: 2014

Inicio do estagio: 15/09/2014

Término do estágio: 23/09/2014


[pic 5]

INTRODUÇÃO

A Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa foi o local escolhido para cumprir mais uma fase de aprendizagem do curso de pedagogia, pois é um local onde os estagiários são bem orientados e tem a oportunidade de por em prática todo o aprendizado adquirido no decorrer do curso.

A professora Laura Albuquerque foi a indicada para orientação e desde o início se mostrou disposta a colaborar deixando sua turma a disposição para a prática, deu boas dicas e antecipou todas as atividades e conteúdos que seriam colocados em sala para que não houvesse dúvidas quanto a observação nem dificuldades no momento da prática em si no decorrer dos dias.

A turma escolhida de 5° ano do ensino fundamental é formada por 25 alunos que demonstraram certa maturidade e respeito em todos os momentos, colaboraram com todas as atividades e tinham grande interesse em aprender. Uma organização que demonstrou de início que a professora regente consegue manter o controle da turma em todos os momentos e ser um bom exemplo para os demais da categoria.

Uma instituição que preza pela acessibilidade e tem entre os seus alunos várias crianças que necessitam de atendimento especial como é o caso da aluna Vitória que participa dessa turma de 5° ano e é acompanhada de perto por uma profissional qualificada.         

Durante o Estagio pode se perceber que é possível aprender com as dificuldades, que a falta de tempo pode ser driblada com uma boa qualificação e com o bom planejamento, prevendo todo intervém que possa vir a existir, desde a atenção ao aluno especial com dificuldades de mobilização quanto aquele que necessita de uma atenção a mais por suas dificuldades de aprendizado. É possível ver que a teoria nem sempre se põe em prática mas que existem ainda profissionais que amam o que fazem e fazem direito e que, com a escola como um todo trabalhando e se organizando pelo bem estar do aluno e pelo bom cumprimento do dever se torna possível chegar a um objetivo conquistando bons resultados sem prejuízo de exclusão de qualquer um, desde que se faça pelo bem estar do aluno com respeito e dignidade buscando as mudanças tão desejadas na sociedade a que ele venha a pertencer e comandar.

Atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado

O Início do estágio se dá desde o primeiro momento em que se põe em questão a necessidade de cumpri-lo e desde então, muitas questões precisam ser  esclarecidas antes da prática em si. Alguns momentos em sala foram reservados para esse fim com o objetivo que tudo se realize da melhor e mais correta forma possível evitando futuros transtornos ao se deparar com algum erro que se necessite corrigir.

É muito importante deixar claro a parte sobre os documentos que devem ser assinados e preenchidos corretamente para evitar possíveis transtornos futuros. Sempre existem observações quanto a comportamentos certos ou errados, experiências anteriores a serem evitadas. Tudo se torna importante ao inserir uma nova pessoa em um ambiente de trabalho onde a rotina já esta determinada, e principalmente por ser um ambiente que lida com a vida de crianças e, por não existir vínculos empregatício todo cuidado deve ser respeitado e saber agir da forma que a instituição deseja que seja os seus representantes pois,  mesmo que por poucos dias ,o estagiário passa a fazer parte daquela instituição e deve saber honrar isso como se fosse um profissional de fato.

E essa relação se inicia no dia em que se escolhe a instituição  ,onde a possibilidade do estagio é colocada em questão e se aprovada, vem o demais combinados, como dias a cumprir, horários, qual a turma disponível e demais documentos a serem apresentados.

Depois que os documentos estão entregues, é hora de se apresentar a instituição, conhecer seus objetivos e dentro deles se familiarizar, e  para o bom desenvolvimento das atividades propostas cumprir tudo o que é determinado que se cumpra dentro do prazo previsto.

A instituição escolhida, a escola Municipal Governador Harry Amorim Costa leva o nome do filho de José Zacarias da Costa e dona Aracy Amorim Costa, cidadão honorário de várias cidades do estado de Minas Gerais, formado em Engenharia Civil foi chamado pelo então presidente da república para instalar e governar o novo estado de Mato Grosso do Sul, mas por ser nascido de outro estado sofreu grande pressão dos políticos da região e teve seu cargo exonerado após apenas cinco meses de governo no dia 12 de junho de 1979.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com