TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Didática de Ensino

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.198 Palavras (21 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Durante o período de trinta horas de Estágio Supervisionado, observou-se grande parte dos conceitos teóricos aprendidos ao longo das aulas assistidas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Agora, trabalhando em sala de aula, aliou-se a teoria à prática, ratificando a importância desta etapa na formação profissional do futuro professor.

 O Estágio Supervisionado foi realizado em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental. Estas aulas ocorreram durante o turno da manhã no Colégio Sagrado Coração de Maria, escola religiosa da rede particular de ensino. Esta etapa foi iniciada em 25 de maio e terminada no dia 03 de junho de 2015.

O objetivo da observação era analisar a prática pedagógica desenvolvida por professores da disciplina de Matemática, assim como a relação destes com os alunos. O relatório final descreve o que foi observado e mostra as experiências vivenciadas em sala de aula. Dentro deste propósito, procurou-se colher dados que mostrassem a realidade do ensino de Matemática praticado na instituição e colaborassem para a realização deste relatório final.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Sagrado Coração de Maria é uma escola particular, de identidade católica.

Com 104 anos de história, desde o tempo do Sacré-Coeur de Marie, o Colégio Sagrado Coração de Maria – RJ (CSCM-RJ) alia tradição a modernidade e tem como missão proporcionar uma educação de excelência comprometida com a transformação social fundamentada nos valores cristãos.

O Colégio Sagrado Coração de Maria entende que preparar o aluno para o mundo profissional é uma de suas responsabilidades e incentivar o desenvolvimento de valores humanos, o empreendedorismo e o protagonismo são marcas do Sagrado.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio a Rede de Colégios Sagrado Coração de Maria estende-se a Brasília, Vitória, Ubá e Belo Horizonte. O CSCM-RJ foi um dos primeiros de uma rede mundial de Colégios Sacré-Coeur de Marie a instalar-se no Brasil, no dia 23 de junho de 1911, pelas mãos de um grupo de religiosas do Sagrado Coração de Maria vindas de Portugal, lideradas por Irmã Maria de Aquino, Irmã Santa Fé e Irmã Maria de Assis.

A Rede Sagrado é uma das obras do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, fundado por Padre Gailhac e Irmã Saint-Jean, em Béziers, França, em 1849.

Ela fica localizada na Rua Tonelero, n° 51, em Copacabana. Seu sistema de ensino atende à Educação Infantil e aos Ensinos Fundamental e Médio. Possui, também, um curso Pré-Vestibular disponível apenas aos seus alunos. Além de um ensino de qualidade, o Colégio Sagrado Coração de Maria oferece uma estrutura privilegiada num terreno amplo disposto em três prédios interligados, que são do ensino fundamental,  e dois independentes, um da educação infantil e outro do ensino médio. Esta qualidade de ensino e infra-estrutura possibilita a evolução e o desenvolvimento do aprendizado do aluno.

Uma equipe de processamento de dados dá suporte ao laboratório de informática disponível para os professores o utilizarem em suas aulas. A sala é composta por computadores multimídia com acesso à Internet. Também, trabalham no laboratório pedagogas com formação em Informática Educacional, que atuam orientando os alunos. Além disso, estes funcionários ficam responsáveis pela reprodução áudio-visual no auditório e mini-auditório presentes na escola. Um laboratório de Ciências é disponibilizado para professores de Biologia, Ciências, Física e Química o utilizarem em suas aulas.

Em relação às áreas disponíveis para a prática de Educação Física e lazer, a instituição possui espaço amplo e materiais com ótimo estado de conservação para as atividades. Para as aulas de Educação Física, apresentam-se um ginásio poliesportivo, uma quadra poliesportiva.

Uma biblioteca, com sala de leitura, fica localizada no 2° andar. O espaço possui mobiliário adequado e é equipado com ar-condicionado. Além disso, apresenta materiais impressos e eletrônicos relacionados a enciclopédias, livros e revistas. A quantidade calculada no acervo corresponde a, aproximadamente, onze mil volumes que já estão sendo informatizados para serem disponibilizados pela Internet.

RELATÓRIO DIÁRIO DAS AULAS OBSERVADAS

1ª e 4ª Hora-Aula

Escola: Instituto Pio XI

Data: 19/05/2010

Horário: 07:05 às 07:55 e 10:00 às 10:50 (1° e 4° tempos)

Turma: 6A (6º ano do ensino fundamental)

Professor: V

Tema: Números Primos e Decomposição em Fatores Primos

Livro adotado: Matemática – 6° ano Autor: Edwaldo Bianchini

  • Relatório

Por ser um colégio religioso, antes do início da aula, uma oração é feita através do sistema de som da escola, com duração de cerca de 5 minutos. Após isso, o professor me apresentou à turma e verificou a presença dos alunos. Estes, de início, estranharam ao ver uma nova pessoa em sala, mas logo passaram a agir com naturalidade.

A aula foi iniciada com a verificação dos exercícios de casa. O professor ia a cada aluno anotando o nome daqueles que não fizeram. Essa medida é usada para controlar se os alunos fazem as atividades e, também, para incentivá-los a fazê-los, já que com três anotações, o responsável é chamado.

A partir disso, ele corrigiu exercícios do livro sobre números primos. Ele os corrigia com a participação oral dos alunos. Eles mostraram-se bastante interessados na correção. Depois, ele deu início à decomposição em fatores primos, conteúdo que ainda não haviam visto.

Após o recreio, no 4° tempo, foi dada continuidade ao tema anterior. Assim como no outro tempo de aula, a turma estava atenta e comportada. Apenas um aluno não conseguia ficar muito tempo quieto, levantando-se da cadeira algumas vezes. Quando alertado pelo professor, ele voltava ao seu lugar, mas, passado algum tempo, fazia o mesmo.

O professor apresentou uma dinâmica de aula muito boa, com uma disposição do conteúdo no quadro bastante organizada. Ele teve domínio da turma, impondo-se sem precisar alterar seu tom de voz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com