TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final Educação Infantil

Por:   •  23/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Relatório Final – Educação Infantil

Nome do Aluno: Cássia de Jesus Teixeira Ortega

Dados da Escola:

Nome: Emefei “Prof. Iraídes Ferreira Lourenço

Endereço: Rua do Vidro, n°555                  Bairro: Jardim Pérola

Cidade: Santa Bárbara d’Oeste      Estado: SP   Telefone: (19)3457 7373

Instituição Pública ( X )                  Instituição Privada (     )         

  • O MEIO A ORGANIZAÇÃO

            A escola Emefei “Prof. Iraídes Ferreira Lourenço” que atende crianças da educação infantil e ensino fundamental, está localizada em um bairro de população de classe média, as ruas são asfaltadas, os vizinhos dos arredores são residências e apenas dois comércios; e por estar localizada na divisa entre duas cidades e por possuir um transito razoável, não possui barulho demasiado que possam interferir na atenção das crianças.

            O prédio da escola possui uma boa infraestrutura, ela é pintada, arejada, as salas são espaçosas e ventiladas; no pátio e no parque as crianças contam com diversidades de brinquedos, ressaltando que os banheiros, bebedouros, mesas e cadeiras são todos adaptados ao tamanho das crianças.

            Desde a entrada principal, toda a acessibilidade da escola: salas de aula, salas de informática, banheiros, pátio, refeitório, etc, são acessíveis com rampas, promovendo assim a segurança dos seus alunos e favorecendo a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais.

            Para um melhor desenvolvimento do aprendizado, as crianças contam com laboratórios de informática, salas apropriadas com computadores e recursos para alunos com deficiência física, biblioteca com espaço para leitura e acervo diversificado de livros, sendo uma sala “videoteca” com vídeos e livros elaborados para crianças do berçário e maternal.

  • EU NO MEIO – NA ORGANIZAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

            Sendo a sala homogênea, conta com uma turma de vinte crianças, apresentando faixa etária entre doze meses e dezoito meses, uma monitora graduada em pedagogia, duas estagiárias contratadas e uma professora e orientadora pedagógica.

            De um modo geral, a organização das atividades do planejamento semanal, o espaço e a rotina diária baseada no educar e cuidar foram apresentadas de acordo com as propostas pedagógicas da escola de criar condições para o desenvolvimento integral das crianças envolvendo os aspectos físicos, afetivos, cognitivo, ético e social. O processo de ensino e aprendizado neste semestre se desenvolveram através de recursos apropriados ás metodologias de ensino envolvendo os eixos: identidade e autonomia, movimento, matemática, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, por meio de atividades que referenciam a auto estima, a expressividade, o equilíbrio e a coordenação.

            As práticas pedagógicas adotadas pelas professoras e monitoras atenderam minhas expectativas relacionadas ás teorias e conhecimentos adquiridos em aulas, embora os objetivos esperados ao empregar as atividades dependiam muito de fatores inesperados, como comportamento imprevisível das crianças que favoreciam muitas das vezes a substituição do roteiro dessas atividades propostas.

  • O QUE FOI POSSÍVEL APRENDER: AVALIAÇÃO

            De acordo com meus objetivos de aprendizado durante o período de estágio, ao avaliar os critérios e os procedimentos adotados pelos professores e equipe escolar, as relações entre educadores e alunos, o planejamento das atividades e os resultados obtidos, acrescentaram aspectos positivos para minha formação, pois tendo em vistas os objetivos propostos no plano de estágio de observar a rotina escolar e suas relações de trabalho e organização, pude constatar boas conclusões mediante as práticas vivenciadas no estágio e assimilação com os conteúdos estudados e as fundamentações teóricas baseadas nas ideias dos autores citados:

            De acordo com Kishimoto : “É no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância que coloca a brincadeira como a ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver. (KISHIMOTO,2010 pág.1), e conforme Zagonel “O ensino da arte deve ser forte e profundo, o suficiente para que o indivíduo a leve para sua vida toda, para que possa usar sua sensibilidade e sua criatividade em suas atividades profissionais e nas relações sociais e familiares” sendo assim considerado, o professor como um agente transformador contribuindo para a transformação dos seus alunos.

  • REFERÊNCIAS

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.

ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Coleção Metodologia do ensino de artes, v.1. Editora IBPEX, 2008.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (198.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com