TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fundamental I

Por:   •  22/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERS IDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Pedagogia

Projeto Integrador II

A educação de jovens e adultos e seu contexto histórico

Luciana dos Santos Caetano

RA 679 1391607

Rita de Cass ia Sinti

RA 6945458139

TUTORAS

Aline Tereza Zamboni Garcia

Rosane de Assis Rodrigues

Sorocaba

Junho, 2016


Sumário

Resumo        2

Introdução        3

2 Os Direitos assegurados pela Constituição        4

3 A identidade da Educação de Jovens e Adultos        5

3.1 Práticas Pedagógicas aplicadas na Educação de Jovens e Adultos        6

3.2 A Formação do Docente na Educação de Jovens e Adultos        9

4 A Erradicação do Analfabetismo no Brasil        11

5 Considerações Finais        13

Referências bibliográficas        14


Resumo

A educação no Brasil tem o seu trabalho respaldado na legislação, a Constituição Federal assegura o direito a todo o cidadão acesso e permanência na escola e a lei de diretrizes e bases da educação (Lei 9394/96). O sujeito como agente participativo na sociedade deve requerer seus direitos assegurados pela constituição. O principal objetivo do estudo aqui apresentado é analisar as metodologias e recursos didáticos utilizados pelo professor no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos para a formação do sujeito critico capaz de atuar na sociedade. A formação do docente nesta modalidade de ensino, e os programas do governo ao longo da história para erradicar o analfabetismo no Brasil. Para concluir a pesquisa o educador deve pensar em suas práticas pedagógicas valorizando o adulto e seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Palavras chaves: Metodologia, Aprendizagem, Educação de jovens e adultos, Docente.

2


Introdução

A Constituição Federal assegura os direitos e deveres de cada individuo na sociedade incluindo o direito a educação, e a lei que respalda este direito é a Lei de Diretrizes e bases (Lei 9.394/96).

E a educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino direcionada aquelas pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada ou que não tiveram acesso á educação. Por isso a importância de pensar sobre esta modalidade de ensino. A sociedade em constante mudança busca cidadãos críticos capazes de atuar diante da realidade apresentada pela própria sociedade.

O tema abordado neste artigo relata a importância do processo de ensino – aprendizagem de jovens e adultos no Brasil. O professor como mediador entre o sujeito e o conhecimento deve pensar sobre os métodos e recursos didáticos abordado nesta modalidade de ensino, levando em consideração a idade, bagagem cultural e social que este jovem e adulto trás consigo, levando o educador a pensar sobre suas práticas pedagógicas.

O educador deve pensar em metodologias que diferencie o seu trabalho dos demais, ampliando o conhecimento do educando e trazer para a realidade deste sujeito recursos que auxilie no processo de ensino e aprendizagem.

O trabalho do docente nesta modalidade de ensino é um desafio que precisa ser discutido, pois cabe ao educador participar da construção de uma sociedade mais democrática e crítica e esta construção começa pela educação.

A evasão escolar é marcada pela desigualdade social e é uma realidade no contexto escolar, e diante de uma sociedade em constante transformação sócio política leva o jovem ou adulto a procurar esta modalidade de ensino.

A educação brasileira é marcada pelo alto índice de analfabetismo e ao longo da história vários programas foram criados pelo governo para erradicar o analfabetismo. A educação de jovens e adultos esta entre estes programas para mudar a realidade brasileira.

O desenvolvimento da pesquisa tem como respaldo a análise teórica, esta metodologia permite analisar todos os documentos necessários para embasar todo o trabalho sem que haja o contato direto com o sujeito da pesquisa e alcançar os objetivos do estudo aqui estabelecidos.

3


2 Os Direitos assegurados pela Constituição

A educação é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo novamente, o ser humano precisa apropriar-se da cultura, de tudo o que a humanidade já produziu. A educação era importante no passado, hoje é muito mais importante e decisiva na vida de uma pessoa, em uma sociedade totalmente baseada no conhecimento.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 no seu artigo 26 reconhece o direito de todos à educação, o direito de todos ao “desenvolvimento pleno da personalidade humana” e a necessidade para fortalecer o “respeito aos direitos e liberdades fundamentais”. Moacir Gadotti (2006), se baseando nestes pressupostos, sustenta que esse direito não pode se limitar somente às crianças e jovens, mas ele deve ser garantido pelo Estado a todos sem exceção, priorizando os grupos sociais mais vulneráveis. Para Gadotti (2006), o direito à educação não pode ser desvinculado dos direitos sociais. Portanto a educação é um direito de todo ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com