TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Seminário de Práticas Educativas

Por:   •  27/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Seminário de Práticas Educativas 4

        

        Participar da oficina foi muito significativo, pois, por meio desta pude obter as noções essências para construção de um projeto, além de perceber a sua importância em sala de aula.

        A Tutora Kátia nos deixou muito à vontade, seu carisma contagiante permitiu uma interação e o envolvimento de todos participantes da oficina.

        A tutora pediu que os alunos se posicionassem de maneira circular na sala de aula, e uma das alunas resolveu ficar no meio da sala, sua justificativa foi: Está muito calor, vou ficar de baixo do ventilador! Assim iniciou a nossa aula.

         A Srª. Kátia nos entregou um roteiro para nossa aula, contendo experiências de professores na construção de projetos, demonstrando de forma exemplar a sua validade, e seus reais e eficazes resultados na construção do conhecimento. O relato da Professora Vera nos mostrou que a construção de um projeto se inicia na observação das dificuldades da classe mediantes aos conteúdos, justificando a sua criação. A partir dessa informação pode-se trabalhar os conteúdos de maneira mais significativa (através dos projetos) para os alunos, facilitando o aprendizado.

        O que mais me chamou a atenção no roteiro, foi o texto do “Professor Marcondes”, que através de seus métodos únicos, despertou o interesse e a curiosidade de seus alunos. Suas aulas eram construídas a partir das necessidades de seus alunos, que podiam relatar ao professor o que queriam aprender. O trecho: Eu quero que vocês façam uma relação bem cuidadosa das coisas que gostariam de saber. Não importa de qual matéria é…, evidencia comprometimento do educador em promover melhor “conhecimento” para seus alunos, além de torná-los participantes ativos do processo de ensino aprendizagem. Como o próprio texto retratou, os alunos adoravam a aula Marcondes, que aplicava os conteúdos obrigatórios de sua disciplina sem desprezar as dúvidas e o conhecimento prévio de seus alunos.

O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as interrelaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente (Moraes, 1997). O professor não é o único detentor de saber, como no exemplo de  “Marcondes” precisamos nos opor esta metodologia do ensino tradicional e proporcionar e viver estas experiências educacionais tão significantes para nós docentes e para os nossos discentes.

        Na plataforma podemos assistir o vídeo de apresentação da disciplina, vídeo de “João de Barro” e os vídeos apresentados durante a oficina, que foram muito interessantes e enriquecedores no que diz respeito a elaboração de projetos.

        Após este momento, a tutora nos questionou se a aluna que estava no meio da sala de aula nos causou algum incomodo. Nos fazendo refletir que nossas inquietações nos levam ao novo conhecimento. Alguns alunos questionaram ou se indignaram com permanência da aluna naquele local, que de maneira proposital, contextualizada criativa da nossa tutora Kátia, se tornou uma pequena dinâmica para nossa aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com