TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Licenciatura em matemática

Por:   •  5/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.610 Palavras (31 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO RECIFE

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

JOSÉ VITAL DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.


[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO RECIFE

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Trabalho apresentado à disciplina de  Estágio em Matemática no Ensino Médio.

Tutor a distância: Tiago Borges.


[pic 4]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir a pratica da docência no Ensino Médio no ensino da matemática.

Em primeiro momento foi observada a pratica do professor regente dentro da sala de aula, foi verificado o comportamento e anotado nas fichas para depois ser produzido os relatórios.

O momento do estágio é um espaço de se preparar para o primeiro contato com a vida pratica depois das aulas teóricas, é um momento de reflexão.

Foi de grande importância, pois me preparou para minha pratica profissional, e foi trazida experiência que só no estágio poderia ser encontrado, isso em qualquer profissão, traz uma segurança para o futuro profissional, e não seria diferente com os futuros professores.

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).

Com essa experiência única dentro do estágio, tive a oportunidade de vivenciar, dentro da escola detalhes que só o estágio poderia me proporcionar. É de grande importância para a vida do acadêmico, vivenciar o dia a dia de uma escola compreendendo todos os passos de futura profissão. É no estágio que o estagiário toma como definição se irá ou não continuar dentro de uma sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

O presente relatório tem por objetivo narrar às atividades desenvolvidas durante a disciplina de Docência Supervisionada II do Curso de Licenciatura em Matemática, no primeiro semestre do ano letivo de 2018, tendo como Supervisor a Professora: Maria Alice Santos da Silva e o Professor: Normando.

O estágio supervisionado em docência de matemática do ensino médio foi realizado na Escola João Bezerra – Ensino Fundamental e Médio, localizado na Rua Francisco Valpassos, S/N – Brasília Teimosa – CEP: 51010-370 – Cidade: Recife – UF: Pernambuco. Tel. (81) 3181-3003. Diretor: Viviane Gomes sob a Jurisdição: Gerência Regional de Educação – GRE Recife Sul, Cadastro Escolar: – Código do MEC: 261125048 Inscrições E. 050.051, CNPJ. 03.304.504/0001-93.

Com Propósito de “Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, preparados para enfrentar os obstáculos que venham surgir durante sua vida cotidiana e profissional, através das leis e políticas públicas da educação com qualidade e equidade”.

“Direcionada para uma percepção de Ser reconhecidos como uma escola inovadora pelas condições de igualdades e a participação de todos nos resultados de avaliação”.

A Escola EREM João Bezerra, trabalha com Ensino Integral, tendo em seu quadro de funcionários um total de 53, A escola não possui organização por ciclo e têm 584 alunos no ensino médio e 283 alunos de Educação de jovens e Adultos matriculados, a escola fornece café da manhã, almoço e um lanche a tarde. A média de idade dos alunos é de 15 anos. As salas têm dimensões de +/- 36m², em cada sala há três ventiladores, cada sala de aula tem em média 45 alunos, as salas são muito quentes, o calor atrapalha o desenvolvimento dos alunos, principalmente no final da tarde onde o sol incide nas paredes aumentando o calor nas salas.

Apesar de ser uma escola grande, ela não possui em suas dependências acessibilidade para portadores de deficiência, não existe laboratório de informática, não existe sala de leituras. Existem sanitários no interior do prédio, os sanitários são acessíveis para os portadores de deficiência. No Saneamento Básico o abastecimento da água, o destino do esgoto o fornecimento de energia é servido pela rede pública e o destino do lixo é feito em coleta periódica.

O estágio foi acompanhado pelos professores regentes Maria Alice Santos da Silva e o Professor: Normando. Uma vez que a professora e responsável pelo 1° e 2° ano e o professor Normando é responsável pelo 3° ano. O período de estagio foi dos meses de março a maio de 2018, no turno vespertino com as turmas do 1º ano “F”, 2º ano “D” e 3º ano “D”. Inicialmente com o objetivo de obter experiência no aprimoramento da carreira como docente. As etapas trabalhadas nas observações e regências favorecem as experiências necessárias para atuar como docente, o contato com os alunos em sala de aula, a interação e a troca de informações com professores de outras disciplinas e os distintos processos de ensino aprendizagem irão contribuir com a excelência na metodologia didática com os alunos.

ATIVIDADE 1.

CARTA DE APRESENTAÇÃO

RECIFE,                          13 / 03 / 2018

Sr. (a). Diretor (a): Viviane Gomes

Da Escola: EREM João Bezerra

Encaminhamos o pedido de autorização para que o(a) acadêmico(a) José Vital da Silva, que está cursando a 5º série do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera/UNIDERP, possa realizar atividades de regência do processo pedagógico da escola sob sua direção.

As atividades constituem parte das ações fundamentais para o desenvolvimento da disciplina de Estágio em Matemática no Ensino Médio  e terão como objetivo coletar e analisar informações sobre a organização da escola e do ensino, sendo necessário que o(a) acadêmico(a) tenha acesso a alguns documentos pedagógicos e às aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (420.2 Kb)   docx (442.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com