TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Prática Pedagógica

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.445 Palavras (26 Páginas)  •  1.954 Visualizações

Página 1 de 26

1. Introdução

O presente trabalho surge no âmbito da Cadeira das Práticas Pedagógicas do Ensino Básico II, leccionada na Universidade Pedagógica, com a intenção de integrar os estudantes desta agremiação na articulação da teoria e prática.

É na cadeira de Práticas Pedagógicas do Ensino Básico II, que são implementadas as actividades curriculares que garantem um contacto experimental com situações psíquicas e pedagógicas e ainda didácticas concretas que contribuem para preparar de forma gradual o estudante para a vida profissional da qual a importância é de aproximar o futuro professor a situações reais de ensino e aprendizagem permitindo a aplicação de conhecimentos adquiridos na sala. As PPs, visam colocar o estudante em contacto directo com a realidade profissional do curso a que está a frequentar, proporcionando-lhe novas aprendizagens, prática. Neste sentido, o trabalho tem os seguintes objetivos gerais:

1. Integrar progressivamente o estudante em contexto real de ensino e aprendizagem de todas disciplinas nas escolas primárias;

2. Contribuir para formação de um professor que possua saberes teóricos e práticos;

3. Contribuir em formar um professor que saiba fazer gestão de um currículo, e que saiba diferenciar a aprendizagem e orientar a sua auto-formação;

4. Proporcionar aquisição de habilidades e competências que possibilitam em intervenção e investigação e a pratica de projectos pedagógicos;

5. Contribuir por várias actividades para formação de um professor que saiba diferenciar o ensino e aprendizagem, gerindo de forma adequada as várias situações de ensino e aprendizagem;

6. Propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Na escola, as práticas educativas realizam-se com o auxílio de programas e manuais escolares tendo a aula como forma básica da organização de ensino.

Os objectivos específicos deste relatório centram-se em descrever o programa e manuais escolares referentes a disciplina de ciências sociais 3°ciclo do ensino básico, dar alguns conceitos, apresentar a sua estrutura, importância e funções, descrever as aulas leccionadas, caracterizar a escola primária do 1° e 2° graus de Molumbo, ainda mais identificar os problemas enfrentados pelos professores, fornecer o número de professores e alunos que fazem parte desta escola, indicar os constituintes básicos duma aula, descrever os materiais necessários numa aula e identificar a contribuição de cada material no PEA.

De referir que este relatório tem três fases a pré-observação - onde tratou-se de aspectos que antecederam as actividades ou seja, a tutoria introdutória, observação - inclui as próprias conferencias, seminários e o que foi observado durante o trabalho de campo e por fim a pós-observação - momento este da execução do relatório.

A metodologia aplicada para a elaboração deste relatório foi o trabalho de projecto. A bibliografia usada centrou-se em temas como, os programas de ciências sociais no ensino básico: sua importância, conceitos, articulação entre os métodos, importância, classificação e sua relação com outras disciplinas da classe ou do ciclo e os manuais (do aluno e do professor): funções e articulação entre os conteúdos dos manuais e do programa. Foram tomadas as técnicas de observação e entrevista para a recolha de dados na escola.

2.Enquadramento teórico e prático

Capítulo I: Análise do programa e dos manuais de Ciências Sociais 3° ciclo do ensino básico

2.1.Base teórica

A construção do relatório esteve fundamentada nas teorias da aprendizagem humana desenvolvidas por Daid Paulo Ausubel, que permite valorizar o que o aluno já sabe e entender a planificação como condição para mediar a aprendizagem significativa do aluno, Lev Semyonovitch Vygotsky que dá maior relevo as mediações sociais e nos seguintes livros: A) Programa de Ciências Sociais 3° Ciclo [ organizado pelo INDE/MINED ], B) Tempos e Espaços. Livro do Aluno- 6a classe- Ciências Sociais [ organizado por Ismael e Bicá ], C) O MUNDO EM QUE VIVEMOS. Ciências Sociais. 7a Classe e D) O MUNDO EM QUE VIVEMOS. Manual do Professor Ciências Sociais. 7a Classe [ estes últimos organizados por Fenhane ] . A teoria estabelece como tripé: a realidade local, a estrutura cognitiva de cada aluno e a identificação dos conceitos amplos e fundamentais das diversas áreas do conhecimento expressos em programas e livros escolares.

2.2. Análise do trabalho teórico

O trabalho teórico iniciou no dia 07 de Agosto do ano em curso com duas conferências, a primeira foi dirigida pelo Dr. José Gopa, que tratou de assuntos como objectivos da cadeira, fases das PPs, actividades desenvolvidas nas escolas, a segunda já no dia 04 de Setembro, em que recomendou-se que cada grupo devia fazer um trabalho sobre análise do programa e manuais escolares, durante as PPs cada estudante devia ser avaliado através duma ficha autenticada com o carimbo da escola e futuramente entregaria com o relatório final, e é nesta data que se fez um estudo detalhado dos indicadores da análise e componentes estruturais do relatório que passo a apresentar as respectivas resenhas.

Na Introdução/primeira aula das PPEB II, ficou-se a saber que as práticas pedagógicas visam integrar o estudante a lidar com os assuntos concretos das escolas, fornecer as orientações para melhor trabalho nas funções do professorado.

Na realização das práticas pedagógicas exige-se interdisciplinaridade, dedicação, saber trabalhar em grupos de estudo, responsabilidade, assiduidade. Este cadeira é feita em fases que começam do geral para o específico, esta última trata de metodologias relacionadas a uma determinada cadeira, e a geral faz menção a tudo que diz respeito a pedagogia.

Esta cadeira tem actividades de campo e seminários, os seminários foram as aulas com conteúdos que proporcionam aos estudantes métodos, instrumento de recolha de dados, estes que culminarão com as actividades do campo em que o estudante foi observar com minúcia as aulas e suas componentes organizacionais como, preliminares, objetivos, métodos, conteúdos, meios, funções didácticas e outras que estão referenciadas neste trabalho.

Os seminários foram de âmbito Pedagógico, que levaram a cabo os participantes à análise profunda de problemas científicos a partir dos textos de apoio em equipa. Para facilitar a participação, na apresentação de seminários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com