TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de compilação de dados

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Este é um relatório de compilação de dados, coletados em uma escola pública de São Bernardo do Campo. O objetivo deste relatório é entender as práticas de alfabetização com crianças de seis anos, em escola de Ensino Fundamental, desde que a idade obrigatória, para o início da alfabetização, passou de sete para seis anos. Para isso foi realizada uma entrevista com uma docente dessa faixa etária, em que foi enfocada e analisada sua prática cotidiana em classe.

A escola tem dez salas de aula, cinco banheiros, biblioteca, quadra, brinquedoteca, cantina e área de recreação. Inicialmente, questionamos a professora se houve mudanças e como se estabeleceu, na prática, a proposta pedagógica de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Relata a professora que tal prática em si continuou a mesma, uma abordagem construtivista em que a criança constrói seu conhecimento, com base no uso social da leitura e da escrita. Considera ainda que “A vantagem, é que como a criança está inserida em um mundo letrado, fica mais fácil trilhar o caminho da alfabetização”.

De acordo com Brandão e Paschoal (2009, p. 88), “ao professor cabe a responsabilidade de propor situações significativas relevantes para os alunos, que os façam refletir sobre o objeto de estudo, formular hipótese sobre a língua escrita [...]”. Diante dessa perspectiva percebe-se que a professora aplica adequadamente em sua prática, a proposta pedagógica, pois é fundamental que a criança compreenda a natureza da escrita e da leitura através de seu âmbito social.

Pensando nessa proposta pedagógica atual, indagamos a professora, sobre a interdisciplinaridade, e como ela é trabalhada em sua classe. Embora a interdisciplinaridade ainda não seja trabalhada efetivamente por todos na rede de ensino, a professora alega que utiliza a interdisciplinaridade de modo que o aluno perceba que tudo está relacionado, isto é, quando trabalha com receitas, por exemplo, consegue trabalhar, no Português, a escrita; na Matemática, a quantidade; em Ciências, a origem dos alimentos.

Para Gadotti (2004), a interdisciplinaridade visa a garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para isso, integrar conteúdos não seria suficiente. É preciso, como sustenta Ivani Fazenda (1979), também uma atitude interdisciplinar, condição esta, manifestada no compromisso profissional do educador.

A interdisciplinaridade apresenta-se como um meio eficaz e eficiente, pois tal prática desprende o aluno da “subdivisão” de conteúdos, de matérias, de aprendizagem, etc. Dessa forma, utiliza-se mais de uma disciplina para reflexão, compreensão e estudo de uma única situação-problema. Considerando o trabalho que a professora faz com seus alunos, percebe-se que a interdisciplinaridade está sendo realizada de forma efetiva, pois a docente integra os conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento.

Além do trabalho interdisciplinar, outro aspecto das práticas pedagógicas que é sem dúvida de suma importância é a ludicidade presente nas atividades e a forma como a professora organiza o lúdico em seu trabalho escolar.

A professora reconhece a eficiência do trabalho lúdico na alfabetização, de como os alunos se desenvolvem, tanto no aspecto cognitivo quanto no social, por meio das brincadeiras e jogos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com