TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação do filme “Entre os Muros da Escola” e o texto de Hannah Arendt

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 5

Relação do filme “Entre os Muros da Escola” e o texto de Hannah Arendt, “Entre o Passado e o Futuro”. Sendo discutidos em três aspectos.

I- Podemos destacar um ponto referencial, que esta sendo apresentado (argumentado) no filme e no texto. No filme é retratada a história de um jovem chamado Soyleumane, que vivi com sua família na França. Cuja sua nacionalidade é africana. Assim no decorrer do filme vai mostrando a dificuldade de sua mãe em relação a língua durante as reuniões escolares. Deste modo, salientando a necessidade de se ter uma pessoa para intermediar o diálogo entre ela e a instituição, que neste momento seu próprio filho é o mediador. Um diálogo que ocorre na reunião de pais. Ainda no filme um outro jovem que é de origem chinesa, se manifesta quando o professor pede durante a aula para apresentar o seu auto- retrato expondo como é sua realidade na França e vai narrando a sua dificuldade com a língua local. Entretanto, o texto da Hannah Arendt, nos mostra que a América, sempre foi um pais com grande ocorrência de imigrantes que é difícil fazer uma fusão pois, são diversos grupos étnicos. O inglês é difícil de se entender, pois não é sua língua materna, mas é preciso aprender normalmente para se ter facilidade ao se comunicar. Seria essa função desempenhada pelo ambiente familiar.

Ponto de vista

A questão dos imigrantes é um ponto muito forte em ambos países. Pois são duas nações com grande fluxo de imigração, isto se revela um aspecto importante, pois com a quebra da tradição se manifesta a crise na educação o que o texto de Hannah Arendt descreve. Não propriamente da educação. A criança é diferente dos adultos deve aprender com suas próprias experiências e podendo mudar o seu comportamento de acordo com as exigências. No qual, este ser se encere no mundo.

II- Outro aspecto a ser questionado, e que se posiciona no filme e no texto, é a relação do professor na sala de aula com seus alunos e o domínio com sua disciplina. O que vem a se tratar no texto de Hannah Arendt é que a crise na educação é tomada por uma influencia grandiosa da Psicologia Moderna. Pensavam-se então que por ser um professor deveria dominar qualquer assunto. O que acaba afetando a formação de professores e de sua disciplina em particular. Ou seja, já que o professor não precisa dominar sua própria matéria acabava por muitas vezes dar passos maiores em relação a conhecimento diante de sua turma. O que faz com que os alunos, venham a ter uma defasagem na aprendizagem e que percam o espelho de referencias de conhecimento que é o professor. Essa questão que é discutido no texto da Hannah, também é relatada no filme o professor se encontra em frente à classe explicando a gramática da disciplina de Francês, e duas alunas o questiona sobre o método de explicação que ele passa para turma, sendo que os alunos também aprenderam outros métodos do modo de falar da gramática do dia a dia, métodos aprendidos vivenciados na sociedade como um todo. Sendo que nessa turma tem alunos de outros países também.

Ponto de vista

Vimos então que o texto e o filme comparados no aspecto II é uma realidade nos dias de hoje. Muitas vezes um professor chega, em sala de aula sem domínio com sua matéria e quer passar para a turma um conhecimento além do necessário para aquele momento. O que faz com que muitas vezes o professor saia do contexto de sua disciplina. Ou seja, os alunos saem da escola em confronto com o professor e sem um espelho de referencias em conhecimentos e aprendizagem o que faz torna os conflitos no ambiente escolar constantes. E é o que o texto Hannah Arendt fortalece, em dizer que é preocupante o rumo da educação e que ainda nos dias atuais na sociedade contemporânea a crise na educação é são atos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com