TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: FILME HANNAH ARENDT

Por:   •  14/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

FACULDADE DE DIREITO

GRADUAÇÃO EM DIREITO

ROBSON ANTONIO DA SILVA

RESENHA: FILME HANNAH ARENDT

Maceió/ AL, Setembro de 2019.

RESENHA DO FILME HANNAH ARENDT, DE MARGARETHE VON TROTTA. COM BARBARA SUKOWA E AXEL MILBERG. DRAMA, ALEMANHA/FRANÇA/LUXEMBURGO. DURAÇÃO: 113 MINUTOS. CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS.

        Os trabalhos da autora versam sobre direitos humanos, genocídios, regimes totalitários e condições de trabalho. Hannah Arendt nasceu em Hannover, na Alemanha, em 14 de outubro de 1906. A filósofa é proveniente de uma família judaica, de classe média e membros do Partido Social Democrática. Em 1933, Hannah e seu primeiro marido fogem da Alemanha, por conta do nazismo e vão para a França, onde são capturados e ficam em um campo de concentração. Posteriormente, conseguem fugir para os Estados Unidos. Após anos da sua fuga a pensadora tornou-se apátrida, ou seja, sem nacionalidade. Esse fato de sua vida influenciará muito suas reflexões, principalmente, em temas como direitos humanos.

        O filme de Margarethe Von Trotta foca em um momento da vida da filósofa. Em 1961, Hannah Arendt foi enviada à Jerusalém a fim de cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann. Essa experiência resultará no livro Eichmann em Jerusalém. O caso amoroso que a filósofa teve com Martin Heidegger – seu professor aparecerá através de flashbacks.

        Depois de muita investigação o Mossad (centro de espionagem israelense) consegue capturar Adolf Eichmann na Argentina e leva-lo para ser julgado em Israel. O referido nazista foi responsável por toda a logística dos prisioneiros para os campos de concentração. Como todos Hannah Arendt, esperava encontrar em Jerusalém um monstro e se deparou com uma pessoa medíocre, que dizia ter cumprido ordens, interessado em subir na carreira. O filme mostra a filósofa discutindo com amigos judeus e defendendo sua tese, cujo ponto principal consiste em que os seres humanos podem realizar ações inimagináveis, sem qualquer motivação perversa.

        O mal foi pensado por Hannah Arendt nas sociedades secularizadas sem apelar pela noção dualista de bem versus mal e nem de pecado, contida na cultura judaico-cristã. As ações de Eichmann caracterizaram-se pela ausência de pensamento. A partir da banalização do mal o indivíduo submete-se completamente a uma lógica social, que faz com que ele não perceba suas responsabilidades nos atos em que pratica. O sujeito que pratica o mal banal renuncia à capacidade humana de reflexão, repetindo o tempo inteiro o mesmo comportamento, além de um discurso padrão.

        Esse tipo de mal tem espaço em sociedades massificadas, nas quais, o indivíduo tem pouquíssimos poderes de escolhas, tornando-se solitários, submissos e condicionados. As pessoas passam a viver exclusivamente como trabalhador. São humanos praticamente adestrados como os cães de Pavlov. O filme mostra o preço que Hannah Arendt pagou por sua honestidade em desenvolver seu livre pensamento, sem se preocupar com as consequências. A partir da publicação do seu artigo sobre o julgamento de Eichmann e a explanação de que se tratava de uma pessoa medíocre, reduzida à condição de executor. Dessa forma, a filósofa angariou inimigos diversos e muito ódio. Para completar, Hannah Arendt responsabilizou as lideranças judaicas pela quantidade de judeus assassinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (106.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com