TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requisitos para o desenvolvimento do trabalho acadêmico

Artigo: Requisitos para o desenvolvimento do trabalho acadêmico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Ciências Contábeis

Semestre: SEGUNDO SEMESTRE

Disciplina: METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS

Professor: Cristina França

Acadêmico (a): _____________________________________RGM: ______________

Pólo: ___________________________________________ Data: _____/_____/_____

AULA 1

1- Faça uma dissertação sobre a aula ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO, observando a escolha do tema, a delimitação do assunto a ser pesquisado e as etapas de elaboração do mesmo. OBSERVE QUE O TEXTO DEVE CONTER NA ESTRUTURA OS ITENS DESTACADOS ACIMA. Seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.

R: A organização do trabalho acadêmico ira auxiliar nós alunos a enquadrar nossos trabalhos na formas exigidas e proporcionar reflexões acerca do papel da ciência e na pesquisa na sociedade contemporânea.

Sempre a palavra elaborar trabalhos acadêmicos assusta nos estudantes da graduação e da pós-graduação, mas com certeza é uma questão apenas de pratica. Por ser um trabalho cientifico as vezes nos assustam e exigem que se considerem algumas características que os distinguem dos outros trabalhos escritos. As características de um trabalho acadêmico devem estar claramente evidenciadas, tanto no processo de planejamento da pesquisa que é a fase do projeto, quanto na coleta e no da apresentação e discussão dos dados. No texto devem ser desenvolvidos, por meio de raciocínio lógico, os fundamentos do tema que será o objeto do assunto ali abordado.

Um trabalho acadêmico é um trabalho que representa o resultado do estudo, devendo expressar conhecimento no assunto aqui tratado, isso mostra que o aluno sabe do conteúdo e estudou para poder argumentar, e com sua pratica poderá elaborar cada vez melhores seus trabalhos.

2- O trabalho científico requer algumas caracterização para se tornar científico. Diante da aula em estudo, localizem no texto esses procedimentos:

R: O trabalho acadêmico requer, então, o seguinte:

1- discussão de idéias e fatos significativos relacionados a um determinado tema a partir de um referencial teórico ou teoria de base;

2- domínio do tema abordado;

3- indicação clara dos procedimentos adotados, do objeto de estudo: a problematização, as respostas provisórias que serão testadas no decorrer da pesquisa (hipóteses) e os materiais e métodos a serem utilizados para a coleta dos dados;

4- documentação precisa dos dados fornecidos, de modo a permitir a indicação eficaz das fontes utilizadas;

5- comunicação lógica, organizada e gramaticalmente adequada dos resultados.

3- Para elaborar uma tese é preciso muito mais que juntar algumas idéias: é necessário, organizar idéias em torno de um tema preciso e de um objeto bem delimitado. Diante desta afirmativa, identifiquem no texto aula os cinco passos para se delimitar um trabalho acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com