TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de José Carlos Libâneo

Por:   •  3/10/2019  •  Resenha  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

 A obra foi lançada em 2009 com o subtitulo “conteudos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação” e que foi escrita por José Carlos Líbâneo, no capítulo I o tema “o essencial da didática” cujo autor tem a intenção de debater sobre o tema dito a cima, trazendo pensamentos educacionais, tanto dele como de outros profissionais da área da educação.

       

          Libâneo em suas pesquisas diz que na tradição da investigação pedagógica, a didática tem sido vista como um conhecimento relacionado com os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em ambientes organizados de relação. De acordo com Karl Stocker, “o processo didático (…) tem seu centro no encontro formativo do aluno com a matéria de ensino” diante disso podemos perceber as relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender. Nessa concepção, é notável que em quase todas as teorias o ensino é visto como atividade de mediação e de tão quanto para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino e não deixa de ser uns dos conceitos mais central da didática. É interessante que o autor em seu texto faz perguntas que fazem o leitor se questionar, são elas: para que ensinar? O que ensinar? Quem ensina? Para quem se ensina? Como se ensina? Sob que condições se ensina? E além disso levanta a questão que para um professor ensinar uma matéria, não só basta ter domínio dos conteúdos ou ter domínio da prática de ensino dessa matéria, e vai exemplificando fatores que determina o fato do professor saber transmitir uma determinada matéria. Alguns conhecimentos e práticas são eles: “Introduz objetivos explícitos ou implícitos, de cunho ético, ideológico, filosófico, político, que dão determinada direção ao trabalho docente;  Transforma o saber científico em conteúdos formativos, isto é, em função de propósitos educativos; Seleciona e organiza conteúdos por meio de critérios lógicos, ideológicos e psicológicos, estabelecendo uma determinada sequência conforme idade, nível de desenvolvimento mental, experiência sociocultural dos alunos; Utiliza métodos e procedimentos de ensino que não são dados naturalmente apenas pelos métodos de investigação da matéria ensinada; Trabalha numa determinada estrutura organizacional em que participa como membro de um grupo social, compartilha de valores, opiniões, crenças e práticas de interação e convivência; Estabelece determinadas formas de interação social com alunos, com implicação de elementos afetivos.” São opiniões bem positivas para os estudantes da área da educação.

               O capítulo lido, trata-se de uma proposta bem acessível para o leitor, com a visão voltada a educação e a relação do professor com o aluno, fazendo com que o leitor se questione o tempo todo, acima de tudo apresentando seus argumentos em perguntas que são bem frequentes no dia a dia do professor, além disso trazendo relações com a didática, A leitura do livro pode ser uma boa fonte de argumentos.           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com