TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto "Atividades com o corpo na primeira infância: limitações de ações e treinamento de professores"

Resenha: Resenha do texto "Atividades com o corpo na primeira infância: limitações de ações e treinamento de professores". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção leitura).

O texto, “Atividades com o corpo na educação infantil: limites de ação e formação docente” trata questões pertinentes à formação das crianças, onde o corpo é tratado como algo mutável, a ser constituído ao longo do tempo. No entanto as autoras também enfatizam a falta organizacional que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) tem a um tema tão amplo e abordável, porém que ainda gera preconceito: A sexualidade e o gênero.

Podemos observar na citação a seguir, o quanto é importante e significativa à abordagem da sexualidade nos primórdios da educação infantil – “O processo da educação sexual ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde o seu nascimento... Por isso a discussão sobre sexualidade precisa e deve ser encaminhada como parte da vida.” Contudo existe uma grande problemática que permeiam as Instituições de Educação Infantil que é a falta de preparação docente. O professor interpreta o RCNEI a sua forma, fazendo com que sejam criados hábitos e estereótipos, ondas crianças perdem a liberdade com o próprio corpo devido a toda uma bagagem cultural já estabelecida.

Podemos observar a fala anterior, ao entrar em contato com o seguinte trecho do texto:

“Em depoimento, esta professora reconhece a dificuldade em lidar com as questões de gênero e de sexualidade das crianças. ‘Meu ponto de vista em relação às questões de gênero é relativo, pois nem em tudo concordo ou acho normal, afinal tive uma criação um tanto rigorosa’. Desde quando comecei a lecionar, tive instruções de como lidar com problemas de sexualidade na escola, mas confesso que nunca me senti preparada e nem à vontade com esse assunto”.

Realmente este é um dilema bem difícil, pois infelizmente o que se foi construído socialmente é considerado como uma corrente muito forte que ainda permeia muitas escolas e muitos docentes na educação infantil, no entanto é necessário levar em consideração a criança. Será que os nossos pré – conceitos são tão fortes que nos fazem atropelar as fases (oral, anal e fálica), onde a psicanálise considera de suma importâ inibida ou reprimida.

Referência bibliográfica

http://pt.slideshare.net/jornadaeducacaoinfantil/gnero-e-sexualidade-na-educao-infantil-jonas-alves-da-silva-junior

https://ensaiosdegenero.wordpress.com/tag/cultura/

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/despertar-sexualidade-infancia-freud-528841.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com