TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o texto “Resolução de problemas”

Resenha: Resenha sobre o texto “Resolução de problemas”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o texto “Resolução de problemas”

O texto “Resolução de Problemas” de Lurdes Serrazina, no traz um pouco sobre a importância da resolução de problemas no ensino da matemática.

A resolução de problemas é considerada a atividade principal da matemática, é com ela que os alunos constroem conhecimentos de extrema importância.

Para isso torna-se indispensável que o aluno interaja com o professor e os demais colegas da classe, sobre as possíveis formas de resolução de um problema. E desta forma partilhar ideias, estratégia e raciocínios matemáticos desenvolvendo também sua capacidade de comunicação.

A situação descrita no problema deve ser suficientemente complicada para que se construa um desafio ao aluno, mas não deve ser tão complexa que se torne impossível de se resolver. Visto que no problema não está explicito o procedimento que conduzirá imediatamente à solução.

Torna-se necessário então que a pessoa pense na melhor maneira de resolução possível, um exercício que para alguns é considerado fácil, para outros é uma frustração. É com o problema que o aluno raciocina e sintetiza tudo que aprendeu em busca de uma solução lógica para aquilo que – lhe foi proposto.

Para nós educadores trabalhar a matemática com a resolução de problemas, além de sintetizar aquilo que já foi ensinado a eles, também pratica o exercício da leitura e raciocínio lógico, favorecendo assim atividades multidisciplinares, e a compreensão da criança.

O problema não deve fugir da realidade do aluno, devemos propor situações que os façam associar ao seu cotidiano. Sendo assim na hora de elaborar um problema devemos ter muito cuidado com os dados que ele irá apresentar, evitando o uso de palavras que fujam do contexto social em que ele está inserido.

O texto com linguagem clara e conteúdos específicos é de fácil compreensão, e torna-se indispensável para que entendamos a melhor forma de trabalhar a matemática com as crianças pequenas.

Com ele torna-se claro que como estudantes de pedagogia, devemos ter a ciência de que o ensino de matemática vai além da aplicação algorítimos, sendo necessário que entendamos a forma mais adequada de ensinar aos pequenos, e este texto nos traz com riqueza de detalhes a forma mais adequada de fazer isto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com