TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre Didatica

Ensaio: Respostas a perguntas sobre Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Ensaio  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

1. Faça um quadro demonstrativo das várias concepções de educação, ensino e aprendizagem que o texto apresenta, destacando as principais características de cada uma.

2. O material aponta diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo da sociedade (pelo menos 10 linhas).

R:Uma pessoa ter cursado o ensino básico e ou médio, e ou universitário, não a torna uma pessoa educada!A torna uma pessoa estudada, escolarizada! Existem pessoas com uma ótima educação, e só cursaram o primário, ou fundamental. Educação é um apanhado de informações, atitudes, princípios e jeitos que raramente se aprende nas escolas.A "boa educação" vem do berço, vem do exemplo familiar. Existem varias famílias de todos os níveis sociais que se dedicam intensamente na educação dos filhos! E estes se tiverem a oportunidade de estudar, serão cidadãos educados e escolarizados! Porem, a inúmeras pessoas , com cursos superior e mestrado , que se destacam pela falta de educação básica!

A escolarização e importante porque, e na escola que o individuo e preparando para a participação ativa em funções de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade, ou seja, a base material de cada sociedade, exige uma formação específica para os indivíduos, que atendam as necessidades da mesma.

3. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

R: ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdos, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo.

4. Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

R:

 favorecer situações em classe, nas quais o aluno se sinta à vontade para expressar seus sentimentos;

 fazer com que a composição dos grupos de estudo varie no decorrer do curso;

 tentar evitar que poucos alunos monopolizem a discussão;

 compartilhar, com a classe, a busca de soluções para problemas surgidos com o próprio professor, como o curso ou entre alunos;

 expressar aprovação pelo aluno que ajuda colegas a atingir os objetivos do curso;

 respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião, desde que sejam opiniões bem-fundamentadas;

 expressar aprovação pelo aluno que tome iniciativa, desde que estas contribuam para o crescimento da classe;

 usar vocabulário que seja claramente compreendido pelo aluno.

O professor atua investigando, pesquisando, orientando e criando ambientes que favoreçam a troca e a cooperação. Ele deve criar desequilíbrios e desafios, sem nunca oferecer aos alunos a solução pronta. Em sua convivência com alunos, o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com