TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre "Diferenciação de métodos de alfabetização"

Ensaio: Respostas sobre "Diferenciação de métodos de alfabetização". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Ensaio  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)

Os primeiros sinais de comunicação humanas foram descobertos por meio de pesquisas arqueológicas, onde os arqueólogos buscavam respostas, foi dentro das cavernas que eles descobriram os primeiros sinais de comunicação humana, pois os homens pré-históricos retratavam o seu dia-a-dia , a caça e a vida comunitária através de desenhos feitos nas paredes das cavernas, as hoje chamadas de pinturas rupestres, Como o homem foi evoluindo consequentemente com a escrita houve a mesma coisa, e com o desenvolvimento da escrito os povos que mais se destacaram foram os sumérios, os chineses e os egípcios que chegaram até a construir uma escrita com pictogramas, porém com o passar dos tempos os desenhos começaram a ser substituídos por outras formas de representação, A partir dai os sumérios desenvolveram a escrita “cuneiforme”, os chineses e outros diversos povos orientais desenvolveram a escrita ideográfica e a escrita dos egípcios foi construída através de hieroglíficos. Aos poucos a escrita pictográfica passa para o sistema fonográfico. Apenas por volta de 800 a.C os gregos começam a utilizar as vogais na escrita alfabética que nos usamos até os dias atuais. Hoje os sistemas de escrita as basicamente o “ideográfico” e o “fonográfico”, onde o ser humano precisa deixar sua marca por onde passa.

2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.

Até o século XVIII, a escrita era considerada uma arte restrita aos calígrafos, mas a partir do século XIX o ensino da escrita é simplificado e preparado para mudanças, então surge o ensino da letra manuscrita para as crianças. Esse aperfeiçoamento do ensino da escrita tinha como principal objetivo a inserção no novo modelo social e cultural, que os republicanos difundiam, assim passaria a existir uma exclusão dos que fossem analfabetos. Ocorreram diversos acontecimentos que necessitavam de cidadões alfabetizados, por exemplo, a revolução industrial, o desenvolvimento urbano etc. A alfabetização tornou-se o fundamento da escola básica, a leitura e a escrita da aprendizagem escolar. Os países começam a combater o analfabetismo, pois a alfabetização passou a ser uma forma de acesso ao desenvolvimento social, cultural, econômico e politico. Em 1980 é aprovado o principal projeto contra o analfabetismo chamado de Projeto Principal de Educação para a América Latina e Caribe. O Brasil também estava seguindo esses passos, porém de uma maneira mais lenta, em 1946 instala-se o Estado nacional desenvolvimentista, deixando o modelo agrário, passando para o modelo industrial e urbano. Multiplicam-se os espaços escolares tanto particulares como públicos, com improvisação em casas, barracos, galpões, com grande desarticulação pedagógica e um professor com formação precária. Diversas campanhas surgiram no Brasil em prol da Alfabetização na década de 60, mas com o golpe Militar de 1964, esses movimentos foram reprimidos, e então surge o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), para a erradicação do analfabetismo no Brasil, esse movimento foi extinto em 1985, onde deu lugar a Fundação Educar que tinha como objetivo integrar a participação comunitária, tanto rural como urbana, nas ações sócio-educativas. O grande interesse da alfabetização é incluir o leitor em uma sociedade letrada para dela participar buscando seu próprio aperfeiçoamento e desenvolvimento da própria sociedade.

3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.

As duas propostas metodológicas que marcaram os debates em torna da alfabetização foram: o método sintético e o analítico.

Sintético: é aquele método que parte dos elementos mais simples (letras e sílabas) para chegar aos mais complexos (palavras e orações), isto è, esse método acredita na necessidade de aprender letras, ou seja, o alfabeto, e os conjuntos silábicos, como condição para ler e escrever bem.

Analítico: o método analítico parte do todo para chegar as partes, ou seja, é trabalhado da seguinte maneira a partir das unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores, por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e depois dividi-las em unidades mais simples, as sílabas.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?

O primeiro equívoco é identificar a leitura como a decifração de um texto, o segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo. Segundo Emília Ferreiro e Ana Taberosky esses equívocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

A aquisição da escrita insere-se na história da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel assim como da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar. No início da representação gráfica quando a criança começa a fazer os primeiros traços de uma produção própria, desenho e escrita não se distinguem. Os dois ainda são marcas visíveis no papel. Com a ação das pessoas, as formas gráficas vão se diferenciando pouco a pouco, seguindo caminhos diversos enquanto umas vão tomando formas mais figurativas (desenho), outras vão imitando os traços mais objetivos da escrita, com que a criança se depara cotidianamente no seu meio social e cultural.

6. Como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.

Quando lemos estamos levando em conta as nossas próprias experiências e conhecimentos, sendo assim ler é uma construção de significados, construção de novos conhecimentos. Compreender, é quando entendemos a mensagem que algum texto deseja transmitir, podemos dizer que ler é compreender, pois é só por meio a leitura que conseguimos dar significado ao texto, ou seja, é só através da leitura que compreendemos um texto.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conceitue e diferencie métodos de processos de alfabetização. Exemplifique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com