TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Programa de Graduação em Ciências Sociais

Por:   •  9/12/2022  •  Resenha  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE  CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Graduação em Ciências Sociais

Enrique Barrozo Costa

Luize Eduarda Alves Campos

Rebeca Fernandes Verly Pereira

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Síntese apresentado como trabalho à disciplina de Laboratório de Pesquisa de Ensino de Sociologia, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial de avaliação do semestre.

Professora: Andréia dos Santos

Belo Horizonte

2022

Características Básicas da Aprendizagem Baseada em Problemas

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema. Esse modelo foi sistematizado pela primeira vez em 1969 no curso de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá. Na década de 1970, essa metodologia foi introduzida nos Estados Unidos, na Universidade do Novo México e em Harvard. Na mesma época, a ABP foi implantada na Universidade de Maastricht (Holanda), hoje uma das referências mundiais nessa metodologia. No Brasil, foi implantado na Faculdade de Medicina de Marília (1997) e de Londrina (1998), assim como os cursos de pós-graduação em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Atualmente essa metodologia vem sendo empregada em diversas universidades do mundo, assim como no Brasil, não apenas na área da saúde, mas também em outras diversas áreas do conhecimento. Na Educação Básica, a utilização da ABP é defendida por muitos autores e vem sendo aplicada em um grande número de países ao redor do mundo. No Brasil, estudos revelaram que a aplicação da ABP na Educação Básica ainda é nova, mas os trabalhos sobre o tema apontam que a ABP como abordagem instrucional tem potencial de aproximar o ensino da realidade dos alunos.

A Estrutura Básica da ABP

A ABP é um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Consistindo na utilização de problemas com discussão em grupos para desenvolver habilidades de raciocínio e motivar os alunos a aprender com situações da realidade, facilitando a assimilação e a retenção da informação.

A ABP tem três características principais:

• Envolve os estudantes como parte interessada em uma situação-problema;

• Organiza o currículo ao redor desses problemas holísticos, espelhados no mundo real, permitindo ao estudante aprender de uma forma significativa e articulada; e

• Cria um ambiente de aprendizagem no qual os professores orientam o pensamento e guiam a pesquisa dos alunos, facilitando níveis profundos de entendimento da situação, problema apresentado.

Dessa forma, a ABP é uma forma de aprendizagem que envolve a identificação do problema em situações baseadas na vida real, e a busca de suas possíveis soluções. Este trabalho é realizado por pequenos grupos de estudantes, chamados de grupos tutoriais, supervisionados por um professor. Os mesmos atuam em uma estrutura composta de ciclos de aprendizagem. Cada ciclo é formado por momentos específicos.

O primeiro momento é o de formular e analisar o problema. O segundo momento é caracterizado pela aprendizagem individual e autodirigida. No terceiro momento, os alunos voltam a se reunir, com as novas e diferentes informações coletadas, que devem ser aplicadas, compartilhadas, debatidas e avaliadas até que o grupo chegue em uma ou mais conclusões. Se o problema for resolvido, o grupo realiza um relatório final com a solução. Se isso não ocorrer, um novo ciclo se inicia. Em todas as etapas, os estudantes produzem registros de suas atividades. E esse ciclo pode se repetir quantas vezes forem preciso para que o grupo consiga gerar uma solução para o problema.

 [pic 2]

A Situação-Problema

O problema inicia o processo de ensino e aprendizagem nesse método. Os problemas utilizados na ABP são espelhados na vida real, situações reais, propostas para que os estudantes desenvolvam soluções.

O Contexto Interdisciplinar

Como recortes da realidade, problemas devem ter um contexto interdisciplinar e seu desenvolvimento deve perpassar as diversas disciplinas do currículo.Assim, professores das diversas áreas do conhecimento participam da construção de um problema. A ideia é de um ambiente de ensino no qual são trabalhados os conteúdos curriculares por diversos professores simultaneamente, de forma organizada e previamente definida no currículo escolar.

A Estrutura de uma Situação-Problema

A situação-problema da ABP é definida como um ill-structured problem. Ill significa doente e passa a ideia de algo que não é suficiente, que está incompleto. A tradução literal do termo ill-structured problem seria “problema mal-estruturado”. Mas, traduzido desse jeito, passa a ideia de um problema malfeito ou mal formulado. Não é esta a proposta apresentada pela ABP. No caso de um ill-structured problem, a situação apresentada normalmente não apresenta todas as informações necessárias para a sua solução, gerando uma série de questionamentos sem respostas imediatas, que deverão ser investigados pelos alunos.

Na ABP, o problema central é uma situação complexa que não possui apenas uma resposta considerada certa; não tem somente uma solução possível. Os problemas espelham o mundo real, por isso as informações sobre o problema são muitas vezes conflitantes, não devendo estar arrumadas para facilitar o entendimento. Na vida real os alunos encontrarão uma complexidade na qual as informações, as opiniões e os valores das pessoas podem estar em conflito.Estas características exigem do estudante uma reflexão sobre o problema e a busca de uma solução elaborada por ele mesmo.

Na abordagem desses problemas do mundo real, os aprendizes precisam se preocupar com “pontos de vista” e criar argumentos que “justifiquem” a sua hipótese. Em outras palavras, alguém responde a um ill-structured problem com uma declaração e uma justificativa, que pode ser discutida até que se chegue a uma conclusão.

Além de uma estrutura complexa que exija reflexão e discussão por parte dos estudantes, as situações-problema devem proporcionar o desenvolvimento de habilidades específicas do currículo, que devem ser trabalhados de maneira que contextualize o conteúdo de aprendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (169.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com