TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da apostila: Fundamentos para Analise de texto

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Thais Medeiros Lopes

Professora: Aline Rodrigues

Disciplina:

Turma: SS01NA

Resumo da apostila: Fundamentos para Analise de texto

- O Foco em aspectos Globais

Para que haja um bom entendimento é de estrema importância que se apreenda as definições dos elementos dentre os propósitos e para os sentidos de uma forma bem amplificada e de modo globalizado. Fazendo assim, uma compreensão aprofundada de forma global de um texto mais respeitando um ponto de partida e o seu ponto de chegada em qualquer analise.

Dentre esses muitos aspectos de características vamos abordar alguns objetos com cuidados especiais para essa nova analise.

- O Universo de Referencia        

Basicamente um texto tem um embasamento cognitivo das entidades, relações, propriedades sendo ele um monde real ou fictício tipo as fábulas de Rubem Alves da qual sempre começavam com: ‘’ Tudo aconteceu no tempo em que os bichos falavam... ’’

Este texto grifado já vem indicando que já se trata de um texto de origem fictícia e que abrange de um modo simbólico do qual as informações e as ideias ficam fáceis de ser entendidas.

Uma adequação contextual de um texto busca uma boa discursão e destaca sim a primazia de produção e circula com base no primeiro, esperando todos os resultados que enfraqueçam a visão que hora tão arraigada entre os professores e seu publico em qual visa que este texto venha ser bom e com isso ‘’bastante que o mesmo esteja correto’’.

A linguagem forma uma atividade interativa, precisa de dois ou mais interlocutores e um dizendo (perguntando) e outros respondendo sendo que literalmente ninguém precisaria escrever. Mas pressupomos sempre da presença de outro para a construção da fala. Vemos assim que as aulas de português ainda que no presente momento refutando os acontecimentos a uma necessidade de atividades na qual a formação de frases soltas na troca de posicionamento gramatical sem a presença de um locutor.

- Para a Semântica

A construção de um texto se desenvolve em cima de um tema, tópico de uma ideia central que apresentamos. Com isso há sempre uma pergunta construída na base desse texto, resultando no reconhecimento do ponto de vista ao qual o tema é tratado, relatando o posicionamento que o autor acaba assumindo o papel de como abrange o tema e coloca sua coerência de forma global.

- A Progressão do Tema

Cremos que a evidencia e que no decorrer desta construção o tema se desenvolve e vai progredindo, e assim, não se fixa sempre no mesmo ponto. A sim pode afirmar que as ideias sempre serão colocadas de maneira a acrescentarem acusticamente sobre o mesmo tema, permitindo a relutância da identificação para o plano de progressão da qual se fez o avanço.

- O proposito comunicativo

É o relatar de um fato para que hoje o convencimento de alguém a alguma coisa com o proposito de convencer o defender o ponto de vista. Perante este fato entenda-se que o texto propõe uma habilidade na definição do proposito de o que é uma estratégia.

Nesse modo os teóricos da argumentação sempre defende que há uma logica nação de linguagem, clara e velada, com a pretensão da adesão do interlocutor e sua concordância. Em virtude de tal proposito, afirmando não existir a neutralidade na atividade de linguagem, não sendo despojado no qual se diz sobre a intenção clara, declarada ou velada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com