TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Para Analise De Anions

Monografias: Apostila Para Analise De Anions. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Analise Química Qualitativa

ANÁLISE DE ÂNIONS

1- ÍONS CLORETO (Cl-)

Reação de precipitação com adição de prata, formando AgCl(s).

Para confirmação da analise é conveniente adicionar amônia no precipitado para que o mesmo se dissolva, e em seguida com acidificação do meio ocorra a reprecipitação.

Outros ânions que poderão precipitar com íon prata são os íons cromato e fosfato, no entanto em meio ácido essa precipitação não ocorre, assim como os íons carbonato, sulfato e sulfeto que quando também em solução ácida são voláteis.

Um agente oxidante forte tal como o peroxidissulfato (S2O82-) pode destruir a interferência de íons como o oxalato, iodeto, brometo e tiocianato na reação específica de precipitação de íons cloreto.

Os halogenetos Cl-, Br- e I- reagem com íon prata em meio ácido produzindo compostos pouco solúveis que na mistura são difíceis de identificar, por isso faz-se necessário a separação dos mesmos em razão da interferência causada mutuamente.

2- ÍONS SULFATO (SO42-)

É comumente realizada a precipitação do sulfato com íons bário (Ba2+), no entanto é possível realizar essa precipitação usando cálcio, estrôncio ou chumbo. Tomar muito cuidado com esse último íon (chumbo) no momento do descarte da amostra

O teste deve ser realizado em meio ácido pois assim têm-se sua especificidade aumentada, uma vez que a solubilidade do precipitado não é alterada significativamente pelo pH do meio.

3- ÍONS NITRITO (NO2)

Reação com sulfato ferroso (FeSO4): Devido à instabilidade dos nitritos este teste deve ser feito em meio ácido, ácido sulfúrico diluído (0,1 M). Nestas condições elimina-se a possibilidade de precipitação do íons nitrato, o qual passa a não ser um interferente.

4- ÍONS NITRATO (NO3)

Diferentemente dos íons nitrito, para realizar o teste especifico para nitrato devemos trabalhar em meio de ácido sulfúrico concentrado e também na presença de cobre metálico.

Assim o íon NO3- reage com o cobre metálico em meio ácido originando o gás dióxido de nitrogênio (NO2) que possui uma cor marrom-avermelhada e a solução torna-se azul devido à presença do cobre II (Cu2+).

5- ÍONS OXALATO (C2O42-)

Reação de precipitação com íons Ca2+

O oxalato pode ser precipitado em uma reação com íon Ca2+ em solução com ácido acético. Obs.: SO42- é um interferente, por isso recomendação é removê-lo antecipadamente.

1 mL da solução contendo íons C2O42-

1 mL de ácido acético 1 mol.L-1

1 mL de CaCl2 0,1 mol.L-1

6- ÍONS CROMATO (CrO42-)

O íon cromato é amarelo em solução aquosa neutra, convertendo-se em dicromato (Cr2O72-) de cor alaranjada quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com