TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO FILO MOLLUSCA EM LIVRO DIDÁTICO E APOSTILAS DO ENSINO MÉDIO DE CASCAVEL, PARANÁ.

Por:   •  13/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DO ARTIGO: ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO FILO MOLLUSCA EM LIVRO DIDÁTICO E APOSTILAS DO ENSINO MÉDIO DE CASCAVEL, PARANÁ.

                 A educação brasileira está, sistematicamente, seguindo uma tendência mundial, estabelecendo um vinculo com o mercado de trabalho, acompanhando as mudanças atuais. O ensino brasileiro já esteve muito atrelado as elites, entretanto, com mudanças atribuídas na década de 70, houve uma demanda maior pelos alunos do ensino médio, porem, não seguiu até o ensino superior. Como havia ainda uma escassez de vagas, foi implementado o vestibular classificatório, com o objetivo de dar a oportunidade para qualquer aluno, não importando sua classe social. De forma paralela, as houve uma expansão das escolas particulares, que promoviam um ensino de melhor qualidade, caracterizando o ensino médio como uma etapa preparatória para o ensino superior. Houve uma inovação no sistema educacional, a apostila didática substituiu o livro na maioria das escolas, pois era visto como um símbolo de eficiência e modernização.

                 Biologia apresenta o papel mais relevante entre as matérias, pois está ligada aos avanços tecnológicos e as descobertas cientificam que estão sendo faladas na maioria dos meios de comunicação. Seu estudo é importante para desenvolver um aluno crítico, de caráter investigativo e capaz de interpretar e tomar decisões.

                 Livros e apostilas são os principais recursos utilizados pelos professores no seu trabalho de preparação de aulas, para os alunos, esse material pode ser a única fonte de pesquisa. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise geral qualitativa do material didático, e específica do conteúdo Filo Mollusca, em livro didático e apostilas utilizadas por alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do município de Cascavel, PR.

                 O livro em análise foi "Fundamentos da Biologia Moderna" (AMABIS e MARTHO, 2002), em relação às instituições particulares, duas apostilas foram selecionadas, sendo uma do Sistema Positivo 2005 (apostila A) e outra do Sistema Objetivo 2005 (apostila B).

                  Em todos os materiais analisados, a capa apresenta imagens nítidas, coloridas, despertando a atenção visual. O livro apresenta poucas imagens, todas em boa qualidade quanto ao tamanho, às cores e às definições. Há também legendas explicativas, possibilitando o aluno a compreender o texto com esse auxilio. Nas apostilas não apresentam imagens de boa qualidade, mas estão em um número mais elevado e retratam o filo com mais detalhes. O texto no livro didático apresenta quadros comparativos que abordam vários hábitos e sistemas dos animais em estudo, essa organização facilita a assimilação do conteúdo por parte do aluno. Nenhum dos materiais analisados conta com textos complementares, o que não incentiva o aluno na busca por mais informações. Na apostila A, há sugestões presentes no material de apoio [CD-ROM], havendo a necessidade por parte do aluno de ter um computador para ter acesso ao conteúdo no material de apoio.

                 Na apresentação do conteúdo, tanto o livro como a apostila A, apresentam uma introdução desmitificando a origem do nome do táxon, trazendo também algumas características gerais e a citando a quantia de espécies já descritas. A apostila B não conta com essa breve introdução, partindo diretamente para as características gerais. Todos os materiais contam com a ecológica dos animais em estudo.

                 No quesito conteúdo sobre o habitat, todos os materiais apresentaram falhas. No livro houve falta de informações sobre o habitat de lesmas e caracóis. Nas apostilas, as informações estavam generalizadas.

                 Na classificação taxonômica, o livro está de acordo com a apresentada por Ruppert e Barnes (1996) e o livro apresenta uma explicação geral para cada das 7 classe em um quadro comparativo, excerto por uma classe por ser menos conhecida. A apostila A não menciona duas classes e a apostila B não menciona três. No livro e na apostila A, apresentam uma das classes do Táxon com dois nomes, um mais velho e usual e o nome mais atual, a Apostila B só trás essa classe com o nome mais desatualizado. A um outro caso semelhante, outra classe aparece com dois nomes diferentes no livro, enquanto que na apostila A só o tras com o nome menos atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com