TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de biologia

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome:Maria Inês de Souza

RA:8981233832

E-mail: inessouza12@yahoo.com.br

Data: 17/06/15

Curso:pedagogia

Série: 2ºano

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

Neste curso se aprende que o letramento é um processo de aprendizagem com uso da tecnologia da língua escrita, significando que a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo, antes de ser alfabetizada. Que o nível do letramento é determinado pelas variedades de gêneros de textos escritos que a criança ou o adulto reconhece, no passado acreditava–se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de letramento onde já se leva em conta toda experiência que a criança tem.

E mesmo sendo hoje de grande importância conhecer o funcionamento do sistema de escrita e poder se engajar em práticas sociais letradas respondendo aos inevitáveis apelos de uma cultura grafocêntrica. Onde também existe as palavras de Magda Soares (in:colello,2004)  que expõe a oposição entre conceito de “alfabetização” e “letramento” devendo valorizar o impacto qualitativo que este conjunto de práticas sociais representa para o sujeito, extrapolando a dimensão técnica e instrumental do puro domínio do sistema da escrita, sendo a alfabetização o processo pela qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizar para se ler ou escrever ou seja, o domínio da tecnologia que é um conjunto de técnicas   para exercer a arte e ciências da escrita.

Podendo ainda passar pela metodologia proposta por Paulo Freire, que diz ao fazer um planejamento de alfabetização em determinada área, faz-se um levantamento do universo vocabular daquela população, selecionando um grupo de palavras freqüente que representam as combinações básicas dos fonemas e padrões silábicos, sendo essas palavras geradoras que irão constituir um ponto de partida para a alfabetização. Por isso, aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las (ou de associá-las), mas a possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação, possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contexto cultural. Aprendendo que viver em sociedade exige conhecer e utilizar-se de diferentes materiais impressos que circulam ou que atropelam, visualmente, as pessoas: outdoor, propagandas, cartazes, panfletos, jornais, revistas, receituário médico, placas, anúncios, bilhetes, catálogo telefônico, circulares, ofícios, requerimentos, cheques e muitos outros. Um curso que demonstra que o aprender é um exercício que temos praticar  a cada dia , que jamais poderemos deixar de praticá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com