TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de monografia

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo da Monografia

FONTENELE, Shirley Maria da Cunha; SILVA, Krícia de Sousa. A Contribuição do Método Montessoriano ao Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil. Campina Grande, Realize Editora, 2012. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/fface8385abbf94b4593a0ed53a0c70f.pdf. Acessado em: 30/out./2015.

Neste texto as autoras, apresentam as contribuições do método Montessoriano para a educação infantil. Segundo elas, o método criado por Maria Montessori, tem a finalidade da educação pela própria criança, oferecendo o poder de escolha para a mesma, de forma que ela se eduque a partir de sua vontade e atenção, utilizando os materiais que quiser dentro dos que lhe forem oferecidos, isso além de dar autonomia para os alunos, ainda propiciaria a ajuda mútua entre eles.

O Método Montessori faz parte do movimento chamado “Escola Nova”, que se opôs aos meios tradicionais de ensino, pois julgava que estes não levavam a criança e seu desenvolvimento em consideração. Este método por ressaltar a liberdade da criança que aprende pela própria experiência, escolhendo por si mesma suas atividades, o que faz com que tenha interesse na tarefa que realiza, pois esta não lhe foi imposta, ganhou notoriedade por incentivar a autonomia, por meio da autoeducação e da autodisciplina, considerando muito importante que a própria criança se concentre e se dedique a tarefas que a levem a pensar e a construir, o que ela por si mesma quiser.

De acordo com as autoras não existe um único modo de educar, pois a educação se faz em todos os ambientes, e o professor é mais um agente nesse processo, mas não é o único, atendendo cada forma de educação as necessidades da cultura e da sociedade em que está inserida.

Discorrendo sobre a história da educação, elas falam que na Grécia, surgiu a figura do pedagogo, que era um escravo que tinha o papel de levar as crianças para a escola e era responsável por sua educação, na antiguidade a educação para os gregos era comunitária, transformando-se posteriormente em um tipo de educação para as famílias abastadas e outra para os plebeus, não tendo os escravos nenhuma educação formal. A educação em Roma também se iniciou de forma comunitária como na Grécia, mas devido ao surgimento da escrita, fez-se necessário a diferente especialização de pessoas, para atender as demandas específicas do local. Esparta também tinha sua forma de educação, mas essa era voltada para o aspecto físico, já Atenas valorizava o intelecto e foram os atenienses os primeiros a receberem para ensinar. No período da Idade Média, a educação era a cargo da Igreja Católica, que a permitia apenas para membros do clero, nesta época cada mosteiro tinha uma escola. Em nosso país, a educação começou a ser oferecida pelos jesuítas, de 1549 até sua expulsão do Brasil em 1759.

Citam no texto o livro Escola e Democracia de Saviani, que traz as teorias não críticas e as teorias crítico-reprodutivistas em educação, sendo a pedagogia tradicional parte das teorias não críticas, surgindo das críticas feitas à educação tradicional a chamada Pedagogia Nova ou Escolanovismo, da qual Maria Montessori por sua preocupação com a educação para as pessoas com alguma necessidade especial é considerada uma representante.

Com seu método, Montessori trouxe novos horizontes para a área educacional, contrapondo-se a educação tradicional que valorizava a formação intelectual, ela criou casas de crianças e instituições que ressaltam a vontade e a atividade viva à educação, Maria Montessori foi à primeira mulher a se formar em Medicina na Itália, tinha interesse particular no aprendizado infantil, sua filosofia e seu método tinham por finalidade desenvolver a potencialidade criativa a partir da primeira infância, levando em consideração a vontade de conhecer e descobrir presente em cada um. Mais voltado para a educação pré-escolar e para os primeiros anos de escolarização, o Método Montessori tem como metas principais, atividades motoras e sensoriais por parte da criança, trabalhadas individualmente, mas também abrangendo o aspecto da socialização. Indo do concreto para o abstrato, baseando-se no aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com