TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo estagio 1 insep

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 6

Estágio Curricular Supervisionado na formação do pedagogo

     Integrar o processo de formação do aluno, de modo a considerar o campo de atuação como objeto de análise, de investigação e de interpretação crítica, a partir dos nexos com as disciplinas do curso. É campo de conhecimento e espaço de formação cujo eixo é a pesquisa.

   Ao estágio dos cursos de formação de professores, compete que os futuros professores compreendam a complexidade das práticas institucionais e das ações aí praticadas por seus profissionais como alternativa no preparo para sua inserção profissional.

   Num curso de formação de professores, todas as disciplinas as de fundamentos e as didáticas devem contribuir para sua finalidade, que é formar professores a partir da análise, da crítica e da preposição de novas maneiras de fazer educação.

   Alunos e professores orientadores de estágios devem se apropriar da realidade, para juntos, analisá-la e questioná-la criticamente sob a orientação das teorias e trilhar rumo á novas experiências.

    O estágio curricular supervisionado se traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágios, elaborando projetos que lhe permitem ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam na instituição escolar. Possibilita, além de um profissional pensante, um sujeito dotado de ponto de vista variado sobre a ação contextualizada configurando sua experiência teórico-prática de estágio em constante processo de reelaboração, para futuramente interferir e transformar sua atividade docente. Deve valorizar atividades para o desenvolvimento da capacidade de reflexão e da realização de pesquisa tomando a prática dos professores em contextos institucionais escolares. Também deve contribuir para a compreensão dos estagiários sobre as restrições impostas pela prática institucional e pelo histórico social ao ensino, de modo a identificar o potencial transformador das práticas. Apontar para o caráter transitório e contingente da prática dos professores e para a necessidade de transformá-la numa perspectiva crítica. Nesse processo deve o estágio\pesquisa contribuir para a formação da identidade de profissionais da educação como intelectuais críticos e reflexivos.

   O estágio integra o corpo de conhecimentos do curso de formação de professores. Envolve experimentar situações de ensinar, aprender a elaborar, executar e avaliar projetos de ensino não apenas nas salas de aula, mas também nos diferentes espaços da escola. Deve preparar para um trabalho docente coletivo, pois a tarefa escolar é resultado de ações coletivas dos professores e das práticas institucionais, situadas em contextos sociais, históricos e culturais.

   O estagiário muitas vezes entende que sua atividade na escola tem por finalidade colher para denunciar as falhas e insuficiências desta. O período de estágio é um exercício de participação, de conquista e de negociação do lugar do estagiário da escola. Na formação inicial é um estágio de boas vindas de novos companheiros de profissão. Que a postura do orientador fale de nossa ética, no sentido que damos à profissão do respeito pelos alunos e pelo trabalho que realizamos que se traduz em planejamento execução e professores sejam sempre estagiários da prática pedagógica.

    Discutir a profissão e profissionalização docentes requer que se trate da construção de sua identidade. A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. É no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão que o curso se propõe legitimar.  

   Os estudos sobre profissão docente, qualificação, carreira, possibilidades de emprego, aliados a ética profissional, competência e compromisso, deverão integrar o campo de conhecimentos trabalho no estágio por meio de procedimentos da pesquisa, que tenha por objetivo a construção da identidade docente.

    Para essa construção, contribuem também os estudos e as análises da prática pedagógica que ocorre nas escolas a partir do aportes dos campos do currículo, didática e prática de ensino.

    Será no confronto com as representações e as demandas sociais que a identidade construída durante o processo de formação será reconhecida, para o qual são necessários os conhecimentos, os saberes, as habilidades, as posturas e o compromisso profissional.

    Aprendizagens do contexto: local em que a escola está situada, cidade, bairro..., de chegada – a porta ou portão da escola: Quais marcas da sociedade atual estão na entrada? Deixar-se ficar no portão da escola é uma experiência de compreensão do que acontece lá dentro. Aprendizagens de aprofundamento: o diagnóstico da escola, estático e dinâmico. Aprendizagens sobre o projeto político-pedagógico da escola que tem como objetivo tornar concreto o planejamento elaborado pela comunidade escolar. Aprendizagens decorrentes da dinâmica interativa de saberes: o estudo das relações estabelecidas no encontro\ confronto de professores da universidade, docentes da escola de ensino fundamental e médio, estagiários, cada um com seus valores, visões de mundo e experiências diferentes. Aprendizagens sobre a vida e o trabalho dos professores nas escolas, sobre os saberes da investigação: elaborar pequenos projetos de investigação. Aprendizagens sobre a escola em movimento, sobre a gestão escolar, a origem e gestão das verbas e dos recursos, sobre a sala de aula, sobre os níveis, turnos, salas especiais, história da escola, as formas de organização do processo de ensino-aprendizagem, sobre as teorias que circulam nas práticas da escola.

    Essas aprendizagens podem ser realizadas por grupos de alunos em diversos momentos do processo formativo e constituir-se em pequenos projetos de estudo e aprofundamento, sendo sempre socializados em seminários, por exemplo, sob a coordenação do orientador de estágios.

    A atenta observação e investigação podem abrir um leque de outras questões sobre o cotidiano escolar em que o estagiário, ao fazer sua investigação\intervenção, pode aprender a profissão docente e encontrar elementos de formação de sua identidade. Formadores e formandos atentos aos nexos e relações da escola com o sistema social mais amplo e com as teorias estudadas poderão encontrar formas de interação e de intervenção que confiram maior reconhecimento e legitimidade de sua presença naquele espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com