TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: " A PESQUISA NA MEDIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL"

Por:   •  9/5/2019  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - NFD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Profª: Emanuella Rachel da Silva Santos

Aluna: Luana Alves da Silva

RESUMO DO ARTIGO: " A PESQUISA NA MEDIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL"

        O presente artigo está baseado nas experiências vivenciadas pela aluna nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Gestão Educacional 1 e 2 e também nas disciplinas de Política e Gestão Educacional 1 e 2,que foram aporte teórico para  a realização do mesmo. Como o título nos diz, a pesquisa foi a metodologia utilizada para a produção do artigo.

As autoras começam falando sobre a reforma educacional que nos remete a questão de hierarquias no 'comando escolar'. Aqui os gestores deveriam ser escolhidos de forma democrática para que pudessem gerir suas escolas, o que não aconteceu nas 2 escolas escolhidas para o estágio. Essa reforma vem para reduzir os gastos com a educação, dizem os reformadores.

        Durante o estágio 1 observou-se, por meio da pesquisa, a junção entre as teorias vistas nas aulas de Política e Gestão Educacional e a prática referente a escola. Foi nesse estágio que percebeu-se a realidade escolar com foco na ação do diretor. Constatou-se na escola desse 1° estágio uma descentralização que foi consequência da reforma escolar já citada anteriormente. O gestor da mesma foi escolhido por indicação política o que nos indica que o conselho escolar não é utilizado de maneira formal, pois o poder da escola está todo centralizado nas mãos do diretor. Por conta dessa descentralização a escola não possuía um Projeto Político Pedagógico (PPP), o que acarretava ainda mais no déficit escolar, tanto nas questões financeiras quanto pedagógicas, viso que o PPP é quem norteia o funcionamento da escola. Em meio a isso o gestor que agia de forma burocrática, gerencial e democrática, tentava equilibrar uma rotina escolar, porém quase sempre não dava certo.

        Partindo para o estágio 2 teve-se uma maior participação da estagiária dentro da realidade escolar. Temos para esse estudo uma escola diferente de onde se foi realizado o estágio 1, assim, foi constatado de início nessa nova escola que sua estrutura física interferia diretamente em seu funcionamento, bem como a falta de recursos para geri-la. Com base nisso um dos objetivos desse estágio foi averiguar o funcionamento da construção do PPP dessa escola. Ao contrário da outra unidade escolar, esta possuía um próprio PPP que foi construído de forma participativa junto aos membros de toda comunidade escolar, com estímulo da supervisora. Analisou-se também o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que diferente do PPP tem como princípio a possibilidade de arrecadar recursos para a escola de maneira que todos os segmentos da mesma participem de forma efetiva tanto na elaboração quando execução do plano. Nessa escola a gestora considerou a produção do plano complexa, porém no final, o mesmo foi enviado ao MEC e por ser aceito gerou renda de 20 mil reais a escola que, usou a verba para melhoramento da própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com