TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Estágio I INSEP

Pesquisas Acadêmicas: Dossiê Estágio I INSEP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

R- Método de ensino é uma ação planejada tanto do professor quanto do aluno, para se atingir um objetivo desejado. É uma forma de organização dos conhecimentos, buscando recursos disponíveis para alcançar os objetivos gerais e específicos.

Métodos verbais: usaria este método organizando-o de forma a transmitir para o aluno, uma comunicação que facilitaria a relação aluno/professor, uma comunicação que tornasse fácil e compreensível o aprendizado. Usaria as várias maneiras de comunicação com eles como: a demonstração, a ilustração e a exemplificação, pois todos esses métodos vão auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.

Métodos ativos: buscaria incentivar o aluno, e daria condições para que ele mesmo construísse o seu próprio conhecimento. Através da valorização da bagagem que cada aluno trás consigo, procuraria desenvolver com eles meios que facilitariam o aprendizado.

2. O que é um método ativo?

R- Método ativo é o método que valoriza e incentiva o aluno a buscar e formar o seu próprio conhecimento. A escola e o professor devem oferecer ao aluno, condições para que ele cresça e desenvolva o processo de aprendizagem de uma forma total, por inteiro, o cognitivo, o intelecto, o afetivo e o social. O aluno deve ter as condições de pensar, refletir, e agir para se tornar um bom cidadão comprometido não só com conhecimento adquirido na escola, mas e também, com a sociedade.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

R- Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria de Ausubel, onde os novos conhecimentos que se adquire , se relacionam com o conhecimento já existente que o aluno possui. A aprendizagem significativa acontece com o crescimento e modificação do conceito já formado, facilitando assim a compreensão das novas informações. O conhecimento prévio é denominado de “conceito subsunçor” ou subsunçor.

A aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem, porque ela considera as informações que o aluno já possui e agrega às novas informações passadas para ele e vai dando significado real do conhecimento adquirido. Com os conhecimentos prévios e com os conhecimentos novos há uma influência mútua onde os conhecimentos antigos podem adquirir novos significados.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

R- Conhecimentos prévios são os conhecimentos já adquiridos pelo indivíduo. É a bagagem que cada um trás consigo, é a história de vida de cada um.

Problematização, significa criar questões ou situações que possam ser entendidas pelos alunos, mas que não podem ser respondidas de imediato, provocando neles a vontade de saber, é despertar interesse para que cada um vá em busca de soluções, e não fiquem na espera que o professor resolva tudo e dê de mãos beijada para eles. É a provocação em si mesmo, o questionamento.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. A partir das informações do texto, explique o que significa construtivismo.

2. A apostila cita o método da exposição verbal. Explique como o professor pode utilizá-lo em sala de aula.

3. Explique a relação existente entre aprendizagem significativa, conhecimento velho e conhecimento novo.

4. Explique os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Piaget. Como estes conceitos se relacionam com a aprendizagem.

5. Pesquise outro método de ensino que não consta na apostila e explique sua importância para o ensino. Cite a referência consultada.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

R- Interdisciplinaridade é você trabalhar interligado à todas as disciplinas possíveis, é quando um assunto de uma certa disciplina trabalhado em sala de aula, acaba sendo também de grande valia para as outras disciplinas. É quando o aluno pode perceber que um assunto de uma matéria tratado em sala, ele pode ser aproveitado com muito êxito também em outra matéria ou disciplina. Há uma relação entre várias disciplinas, não fica focada ou restrita a uma só, mas com as demais.

O conteúdo água, eu trabalharia com a Geografia, pois estaria trabalhando solo, relevo, rios, riachos, lençol freático. Com a Ciência, trabalhando a mata ciliar em torno dos rios, a fauna. Com a História, pois mostraria a transformação e a evolução do progresso, para a melhoria na sociedade como: água tratada, esgoto. O português, porque para fazer textos relacionados a tudo isso, é necessário que a criança já saiba ler e escrever.

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

R- A interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento porque ela não fica com um conteúdo restrito a uma disciplina. Ela procura interligar-se com outras disciplinas de modo natural, dando continuidade no conteúdo, mostrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com