TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SALA TEMÁTICA: ARMAS QUÍMICAS E DIREITOS HUMANOS, UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR

Por:   •  14/12/2021  •  Artigo  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

                                                                                                                   

SALA TEMÁTICA: ARMAS QUÍMICAS E DIREITOS HUMANOS, UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR.

Paulina A. da Silva¹(FM)

Sabrina M. de S. Lopes² (PG)

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). *pchemistryteaching@gmail.com

²Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN(IFRN) sabrinamsoutolopes@gmail.com

Palavras-chave: Ensino de Química; Salas temáticas, Transdiciplinaridade.         

[pic 3]

O presente trabalho tratará da execução de uma sala temática sobre armas químicas e direitos humanos .

A sala temática foi organizada pelos alunos da Licenciatura em Química do IFRN- Campus Ipanguaçu. A sala foi aberta ao público e teve uma ampla visitação de alunos do médio integrado e do tecnólogo dos cursos de Agroecologia e Meio Ambiente.

Dessa maneira: Ao se adotar a transdisciplinaridade como ferramenta de transposição – e de diálogos – entre disciplinas, não se está buscando que a união entre todos os conhecimentos [...], mas sim utilizando-a como uma ferramenta que ultrapasse as barreiras antepostas [...] (RODRIGUES, 2016)

As armas químicas fizeram parte das principais guerras do século XX e em conflitos do século XXI.  Não é raro ver notícias de jornais acerca da temática e principalmente abordando o lado ruim da química. Entretanto, é importante fazer o aluno compreender que a ciência não é neutra e pode estar a serviço de ações que possam favorecer a propagação da ou a destruição.

Os objetivos da sala temática foram: mostrar quais foram quais as principais armas químicas usadas ao longo da história e quais os principais decretos, normas e leis que não foram cumpridas ao usarem as mesmas, relacionar a Química com outras disciplinas e identificar os principais danos causados a curto e longo prazo a humanidade e ao meio ambiente.

[pic 4] 

       Para esboçar os conteúdos foram criadas bandeiras de cada um dos países que estavam em conflito e junto com os painéis utilizou-se mapas para que os visitantes pudessem localizar os países.[pic 5]

  Os principais conflitos na sala temática foram mostrados com a data cronológica com o ano e o século que representava cada conflito.

Posteriormente tínhamos modelos moleculares que foram construídas com a função para que cada visitante pudesse entender de quais átomos aquelas moléculas eram formadas e quais seus mecanismos de ação em que o visitante poderia identificar cada arma química usada por nome, molécula, grau de toxicidade e quais eram os principais efeitos nocivos para a saúde dos seres humanos ao serem usadas em uma guerra. Tabela 1- Tabela dos conteúdos abordados na sala temática

Química

Moléculas

Átomos

Nomenclatura

Biologia

Sistema Respiratório

Sistema Nervoso Central

Sistema Tátil

Sociologia

Direitos humanos

Leis, convenção de Genebra, Declaração Universal dos direitos humanos

História

Datas cronológicas, conflitos históricos, Guerra da Síria, Guerra do Vietnã, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial.

Geografia

Areas de conflitos, bandeiras dos países envolvidos, localização nos mapas físicos.

[pic 6]

      A sala temática possibilitou o aluno compreender os conteúdos sobre armas químicas e outras disciplinas de uma maneira transdisciplinar.  A sala temática também foi importante para desenvolver nos discentes uma atitude crítica acerca do uso de armas químicas e salientar que a garantia dos direitos humanos é algo primordial para a nossa sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (328.6 Kb)   docx (276.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com