TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2

Polo: Três Rios

Prezada (o) aluna (o)

Esta é a sua segunda avaliação. Lembre-se que qualquer material pesquisado e utilizado como base para elaboração da sua resposta deve ser indicado nas referências bibliográficas.

Para elaborar sua resposta tenha como base:

Fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.

Data final para entrega pela plataforma: 28/04/2018

   

                                                                                              Um abraço e boa avaliação!

Equipe de Didática

Questão 1.  (3,0 pontos)

“É preciso que a educação esteja – em seu conteúdo, em seus programas  e em seus métodos – adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história”

Elabore um texto crítico no qual argumente como os professores dos dias atuais  poderão, através da relação conteúdos, métodos e tecnologias de ensino, possibilitar aos seus alunos construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com outros homens relações de reciprocidade, fazendo história e cultura, conforme assevera Paulo Freire na afirmativa  acima ( mínimo de 20  linhas e máximo de 30 linhas). Fundamente a sua argumentação com os autores –referência discutidos nas aulas.

Os desafios enfrentados pelos professores, nos dias atuais, são enormes. São muitas as transformações vividas pela sociedade e a educação, não se exime deste processo. As novas tecnologias vêm mudando, por completo, o processo de construção do conhecimento e o espaço educacional.

Com as inúmeras possibilidades de acesso a informação o cenário educacional vive um momento de mudança e adaptação. O ensino agora está além do espaço escolar; hoje, este se desenvolve em diversos locais e em tempo integral, basta que exista acesso a computadores e/ou a rede, através de celulares, tablets, entre outros. Isso exige do professor uma postura diferente em relação às formas de conduzir o processo de ensino, sendo necessária uma escolha criteriosa dos procedimentos metodológicos, onde todas essas possibilidades inovadoras venham para auxiliar e acrescentar.

Sabemos que “os métodos são assimilados pelos alunos no mesmo momento em que se assimilam os conhecimentos e ambos serão responsáveis pela formação de habilidades, valores, hábitos, no educando”(Santos,2013,p.33). Assim, a seleção do conteúdo, dos métodos e da tecnologia deve levar em conta o interesse dos alunos, sua realidade e suas peculiaridades. Sempre visando desenvolver, nos mesmos, o sentimento de pertença social, respeito ao próximo, conscientização do seu papel de agente transformador e visão critica da realidade. Atribuindo à educação um sentido sociopolítico.

Portanto, o professor precisa ter uma prática reflexiva, sempre analisando e recriando seu proceder para não tornar-se, com o passar do tempo, um aplicador de métodos e técnicas, mas sim um profissional determinado a fazer diferença na vida de seus alunos e na sociedade.

Questão 2. ( 2,0 pontos )

Segundo Fazenda, 2001, devem existir cinco posturas necessárias ao educador para uma prática interdisciplinar na escola: humildade, coerência, espera, respeito e desapego. Comente como você compreende cada uma dessas qualidades, indicando a importância delas para as atividades pedagógicas concretas e de organização coletiva dos profissionais da escola. ( 15 a 20 linhas )

A prática interdisciplinar na escola é um desafio para nós professores, precisamos buscar propostas que superem as concepções tradicionais de ensino, sustentadas por uma lógica formal e fragmentada, além de uma estruturação curricular rígida. Essas propostas dependem de novas posturas pessoais, coletivas e curriculares. Sendo assim, compreendo que todos os profissionais envolvidos no processo ensino devem buscar: a humildade, sendo consciente de suas próprias limitações; a coerência, estabelecendo uma relação harmônica com outros profissionais; espera, saber esperar o momento oportuno para se colocar; respeito, ter consideração por todos do grupo; desapego, estar aberto ao novo ainda que o novo, a princípio, não agrade. Essas qualidades são essenciais para que as atividades pedagógicas alcancem seus objetivos. Aliás, é fundamental uma constante observação a respeito do que se propõe para que os objetivos sejam de fato alcançados. Portanto, uma nova cultura pedagógica, voltada para uma escola integrada, deve ser almejada por toda a equipe escolar, onde cada um assuma o compromisso de trabalhar cooperativamente, pensando e atuando para a formação crítica dos alunos.

Questão 3. ( 5,0 pontos )

Refletindo  sobre o tema “Planejamento”, responda:

  1. Por que o planejamento deve ser considerado um instrumento político?            (1,0 ponto)

Por expressar uma intencionalidade sobre os fins a que se persegue, verificando a que resultados políticos as ações que foram anteriormente projetadas podem conduzir. Dessa forma, nenhum tipo de planejamento e planejador é neutro, e sim ideologicamente comprometido com uma visão de homem, mundo e sociedade.

  1. Qual a importância do planejamento para o bom desempenho do processo de ensino-aprendizagem?  (1,0 ponto )

O planejamento deve ser uma forma de aperfeiçoar o trabalho e superar alguns problemas e desafios. Assim, o planejamento, além de possibilitar clareza e objetividade, fortalece a unidade e a coerência entre as etapas do processo, de forma que o discurso proferido na fase de diagnóstico e intencionalidade da ação estejam coerentes com a realização prática que será feita, visto o acompanhamento avaliativo proposto.


C) Elabore 2 (duas) ações/estratégias para uma prática pedagógica frente aos desafios da atualidade. 
Siga as orientações da Aula 27   ( 3,0 pontos )

Plano de aula 1

Instituição: Escola Municipal Donária Maria Barbosa

Professora: Fernanda Diniz Neves

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: Ed Infantil

Data: 28/04/2018

Tempo: 4h

Objetivos específicos

Enriquecer o imaginário infantil;

     Favorecer o contato com textos de qualidade literária;

     Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;

     Ampliar repertório de palavras e histórias;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com