TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

Núcleo de Formação Pedagógica

Cadernos: Orientações Gerais, Fundamentos e Práticas em EAD, Orientações para a Prática Profissional, Prática Profissional Supervisionada

 Data de entrega: 23/03/2016

Nome do(a) cursista: Sued Pereira Barbosa

Nome da Tutora: Maria Claudia Ramos Cabete Pereira

Habilitação: Técnico em Alimentação Escolar

Instituição: IFMT Campo Novo do Parecis - Seduc/MT

Município: Tangará da Serra - MT

MEMORIAL PROFUNCIONÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

        

        Eu Sued Pereira Barbosa, nasci em Itapuranga Goiás, sou do município de Tangará da Serra MT, trabalho na Escola Ramon Sanches Marques como merendeira. Gosto muito do que faço e sempre procuro realizar minhas tarefas com muito carinho e amor, pois quando gostamos do que fazemos tudo flui corretamente e é muito bom ver que as pessoas gostam dos alimentos que preparamos.

2. O CURSO

        O curso do Profuncionário iniciou-se no dia 23 de janeiro de 2016 na cidade de Diamantino, não fui avisada ai não participei do primeiro encontro e foi ruim , pois só iniciei o curso na plataforma em fevereiro quase um mês depois do inicio. Somos do Polo da IFMT de Campo Novo. Como fui informada foi à coordenadora Eliane Piloni Soccol que apresentou o curso com as tutoras. Explicaram como seria o curso ao longo dos dois anos previstos.

        A Coordenadora explicou sobre os cadernos didáticos que entregara para os cursistas, falou sobre a plataforma que logo seria aberta para termos acesso as atividades que os nossos professores postariam, que seriam os Questionários, Pratiques, Avaliação, PPS.

        São quatro disciplinas que estamos estudando nesse Bloco Introdutório;

  • Orientações Gerais
  • Fundamento e Práticas na EAD
  • Orientações para a Prática Profissional
  •  Prática Profissional  Supervisionada

        

         No caderno de Orientações Gerais, o Professor foi Jorci Pontes da Silva Graduado em Física e Mestre em Ensino de Ciências. Neste caderno podemos nos aprofundar e conhecer as bases legais do curso Profuncionário, os preceitos constitucionais, as Leis e Diretrizes e Bases – LDB.

 Vimos os Vídeos do Professor João Monlevade que foram postados na plataforma, que fala sobre a história das bases legais do curso. Explicava como surgiram os Funcionários nas Escolas, o passo a passo da evolução e quando nós trabalhadores da Educação passamos a sermos valorizados como Profissionais da Educação. Fala sobre caminharmos para frente, saber o que aconteceu na trajetória do nosso passado e assim aprender com essas lições. Também vimos o que são as legalidades do Profuncionário.

        Profuncionário é o programa de formação inicial em serviço dos profissionais da educação básica dos sistemas de educação público e surgiu com uma proposta político pedagógica. Trata-se de curso técnico de formação para os funcionários da educação, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. O curso oferece conhecimentos técnicos e científicos que contribuem na evolução e qualificação profissional, e a certeza que sairei ao final deste curso com uma bagagem muito mais bem estruturada e fundamentada, refletindo os resultados em meu trabalho na escola.

Bem como ao final do curso serei oficialmente considerada uma profissional da educação segundo a LDB art.61 e alterada pela Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009, e 62-A.

Art.61 Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que nela estando em efetivo exercício e tendo sido formado em curso reconhecido, são:

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Art.62-A. A formação dos profissionais a que se refere o inciso III do art.61 far-se-á por meio de curso técnico-pedagógico, em nível médio ou superior, incluindo habilitação tecnológica.

         A Professora do caderno Fundamentos e Práticas na EAD é Vanessa Costa Gonçalves Silva, formada em Pedagogia pela UFMT e tem sua Pós-Graduação em Educação a Distância. O caderno de Fundamentos e Práticas na EAD veio acrescentar para mim novos conhecimentos como cursista do Profuncionário, com as atividades postadas eu pude avaliar o que eu tinha compreendido sobre o caderno. O que são os fundamentos básicos da tecnologia os conceitos e as suas teorias. Estudamos o processo inicial, como o desenvolvimento foi determinante na formação do Homem em relação aos animais. O conceito da tecnologia e sua evolução ao longo dos anos, a sua importância à identificação dos artefatos são os resultados da combinação de conhecimentos.

        Vimos sobre o processo através do qual se desenvolveu as primeiras tecnologias da informação e da comunicação, desde quando eram utilizados paus, pedra e pergaminhos para se comunicar. A origem do alfabeto as escritas que tornou-se o maior meio de comunicação entre as nações até hoje. Neste caderno pude compreender o que é Educação a Distância e suas diferenças do ensino tradicional. No pratique quatro da pg/26, observamos que com a escrita, o ser humano criou uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento. Hoje conseguimos encurtar distâncias através das tecnologias; estabelecemos contatos em tempo real com pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

        Na pg/ 27 no pratique cinco vimos que a tecnologia como conceito é tudo aquilo, que leva alguma pessoa a evoluir e a melhorar. Tecnologia é um termo que envolve conhecimento técnico e cientifico as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Os métodos e os processos associados as tecnologia de informação e comunicação permitiram entre muitos outros aspectos reformular atividades tão próprias da cultura dos povos como a educação, incorporando novas aplicações novas abordagens novas formas de atuar, estamos sempre na expectativa de novas tecnologias.        Com o pratique sete da pg/ 34 aprendemos que Educação a Distancia (EAD) é uma modalidade de ensino que não tem a presença física do professor onde os tutores presenciais auxiliam os alunos e os professores à distância. EAD é um conjunto de métodos instrucionais que compreender o papel das tecnologias da informação e a comunicação nos processos de aprendizagem, e a descentralização das barreiras onde o aprendizado se torna mais inovador, cria um envolvimento educacional de conhecimento e comunicação entre professores e alunos, mesmo que os mesmos estejam separados fisicamente, mais podem estar conectado por tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (388.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com