TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado de estimulação de Bebês corrigido

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.420 Palavras (34 Páginas)  •  1.337 Visualizações

Página 1 de 34

Simulado de estimulação de Bebês corrigido

1º A teoria relata que existem diferenças entre apego e vinculo afetivo. Assinale a alternativa Incorreta.  

  1. O que bebê sente em relação aos seus pais seria um apego na medida que estarelação se dá na base da segurança, e assim propicia a exploração do mundo a sua volta.
  2. O termo apego está diretamente ligado ao sentido de segurança, ao acolhimento ecuidado prestado por alguém confiável.
  3. O vínculo afetivo seria o sentimento dos pais para com os filhos, uma vez que arelação dos pais na presença do filho não cause um aumento em seu sentimento de segurança.
  4. A diferença estaria diante de quem sente,  o bebê desenvolve vinculo afetivo pelosseus pais, já os pais sentem apego pelos seus filhos.

Resposta Correta: (D)  

2º Existe um padrão de comportamento que revela a qualidade ou a força de apego. Assinale a alternativa que corresponda a esta afirmativa.

  1. Estas formas servem para buscar aproximação com outras pessoas, acontecendo comcrianças, adolescentes e adultos.
  2. Estes comportamentos não estão presentes em todo o ciclo vital.
  3. Eles podem aparecer  de variadas formas e intensidades.
  4. Os comportamentos podem ser  ativos: comportamento de procurar o cuidador;  ede formas aversivas: comportamentos que  sinalizam o cuidador o interesse de interação da criança, como o sorriso ou o choro
  1. I e II
  2. I, II e III
  3. I, II, III e IV
  4. I, III, IV

Resposta Correta: (D)  

3º Já sabemos que a afetividade influencia o desenvolvimento integral da criança, assim como o cognitivo. Assinale a alternativa que corresponde à influência da afetividade no contexto educacional.

  1. A investigação de concepções de afetividade, emoções e sentimentos, pode indicarpossíveis direções para um ensino aprendizado mais produtivo e mais satisfatório, atendendo as necessidades, somente, do professor.
  2. Durante toda a escolarização da criança pressupõe-se que haverá várias interações,nas quais a afetividade não estará presente como aspecto facilitador para o aprendizado.
  3. A afetividade é importante porque contribui na criação de um clima decompreensão, confiança, respeito mútuo e motivação, contudo não estimula o processo de ensino e aprendizagem.
  4. Os resultados positivos de uma relação educativa movida pela afetividade opõem–seàqueles apresentados em situações em que existe carência desse componente. Assim, num ambiente afetivo, seguro, os alunos mostram–se calmos e tranquilos, constroem uma auto–imagem positiva, participam efetivamente das atividades propostas e contribuem para o atendimento dos objetivos educativos.

Resposta Correta: (D)  

4º Sobre os comportamentos de apego é FALSO afirmar que:  

  1. O comportamento de apego é resultado de uma necessidade inata de aquisições,possuindo também uma dupla função: uma função de proteção (segurança trazida pelo adulto capaz de defender o bebê vulnerável contra toda agressão) e uma função de socialização: o apego desloca-se, no curso dos ciclos da vida da mãe aos próximos, depois aos estranhos, e enfim a grupos cada vez maiores e torna-se um fato tão importante na estruturação da personalidade da criança.
  2. São atitudes inatas ou comportamentos expressados pelo bebê como: sorrir,aconchegar-se, estabelecer contato visual e chorar. Tais comportamentos proporcionam o aparecimento de laços afetivos, os quais se estabelecem primeiramente na infância, na relação com os pais, e logo depois com o amadurecimento e vida adulta com outros adultos e demais parceiros.
  3. O comportamento de apego será eliciado quando o bebê estiver assustado, cansado,com fome ou sob estresse, levando-o a emitir sinais que podem desencadear a aproximação e a motivação do cuidador. Desta forma o comportamento de apego gera um sentimento de insegurança e desconforto, pois quando a criança está apegada não se sente segurança na presença do outro.
  4. A ativação do comportamento de apego pode se dar por influência de dois fatores,um ligado aos aspectos físicos e temperamentais do bebê e outro influenciado pelas condições ambientais. Ambos são interligados e apresentam uma direta influência na estimulação do apego e nas respostas afetivas, assim como no desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que envolve uma representação mental das figuras de apego, de si mesmo e do ambiente, sendo estas advindas na experiência.

Resposta Correta: (C)  

5º Os organismos são considerados ativos, possuem um pensamento que é construído paulatinamente num ambiente que é histórico e, em essência social, esse processo dá continuidade na interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, partindo de estruturas orgânicas elementares (maturação) e formando-se novas e mais complexas funções mentais, a depender da natureza das experiências sociais. Assinale a alternativa incorreta.  

  1. Pensamento e linguagem estão totalmente separados nesse processo. O pensamentoverbal se dá independente de estruturas de linguagem dominadas pelas crianças, que passam a contribuir para as estruturas básicas de sua forma de pensar.
  2. A palavra dá forma ao pensamento, criando novas modalidades de atenção, memóriae imaginação e a linguagem sistematiza a experiência direta da criança e serve para orientar seu comportamento.
  3. Ao internalizar instruções, as crianças modificam suas funções psicológicas:percepção, atenção, memória e resolução de problemas, assim como as formas historicamente determinadas e socialmente organizadas de operar com informação, influenciam o conhecimento individual, a consciência de si e do mundo.
  4. A fala desempenha um papel importante na formação e organização do pensamentocomplexo e abstrato individual.

Resposta Correta: (A)  

6º A ativação do comportamento de apego pode se dar por influência de dois fatores, assinale a alternativa correta:

  1. um ligado aos aspectos físicos e temperamentais do bebê e outro influenciado pelascondições ambientais.
  2. Ambos são interligados e apresentam uma direta influência na estimulação doapego e nas respostas afetivas
  3. os dois aspectos agem  no desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que envolveuma representação mental das figuras de apego, de si mesmo e do ambiente, sendo estas advindas na experiência.

IV Somente os aspectos temperamentais podem ser modificados pela estimulação. a) I, II e IV

  1. IV
  2. III e IV
  3. I, II e III

Resposta Correta: (D)  

7º O experimento laboratorial realizado por Ainsworth e Wittig (1969) a partir da teoria de Bowlby, chamado de "Teste de Situação Estranha" teve o intuito de qualificar o vínculo estabelecido entre o bebê 12 e 18 meses e sua principal figura de cuidado. Observou-se os comportamentos de apego que sugiam por meio de situações de alto e baixo estresse, neste caso a separação da figura cuidadora. O estudo possibilitou a descrição de três padrões de apego: Apego Seguro, Apego Inseguro/Esquisoe Apego Inseguro Resistente. Relacione as sentenças abaixo Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com