TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suas perguntas Pedagogia

Ensaio: Suas perguntas Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Ensaio  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITULO 1 – Questões

1.1 Qual a relação da professora diante da recepção da turma?

A reação da professora não foi nem um pouco agradável a sua estratégia para conseguir o respeito dos alunos não foi nada fácil o seu primeiro dia de aula foi muito complicado então ela faltou pra ir para sua casa, frustrada com a sua experiência na nova escola ela ficou pensando como seria o seu próximo dia de aula.

1.2 Que estratégia ela usou para superar a resistência da turma?

A primeira estratégia utilizada pela professora foi trazer as idéias de um famoso escritor mais esta primeira iniciativa não foi bem recebida pelos alunos, então ela resolveu ir a uma radio e colocar um REP, mas mesmo assim eles continuaram não dando credibilidade a ela, então ela tentou outra vez colocando uma fita vermelha no chão onde dividia os alunos em grupo e ela fazia perguntas para eles para que pudesse demonstrar sentimento e ensinar elas a respeitá-la.

1.3 Que elementos presentes na escola e vida cotidiana dos alunos? Qual a justificativa da resistência da turma em relação a professora?

A professora é vista como representante dos brancos e a violência existe entre os adolescentes desde sua infância e eles vêem a professora com olhar de preconceito por ela ser diferente deles.

1.4 Como a professora consegue conquistar os alunos para sua proposta pedagoga?

Ela vê os alunos com outro olhar, acreditando neles levando para eles a idéia do diário começando um dialogo com seus alunos através da escrita onde cada contava sua história de vida e assim ela passou a entendê-los como era a vida deles e o porquê eram tão rebeldes ganhando assim a confiança deles.

1.5 O sistema de ensino dava força para que a professora não realizasse uma pratica pedagogia diferenciada cite uma cena que esteja evidente?

A cena que mais me chamou a atenção é quando ela vai até sua superior e pedi para seus alunos livros que estão na biblioteca da escola, sua superior logo diz que não é necessário dar a eles livros novos e sim os velhos. Então ela sacrifica sua vida pessoal arrumando mais dois empregos para conseguir dar a eles livros novos e passeios que fazem a diferença na vida deles.

1.6 A professora, no entanto, não se rende à vontade do Sistema, ela busca campos de fuga, táticas que a professora utiliza para a prática de uma educação libertadora.

No primeiro ano ela consegue a confiança deles através dos diários, mas tinha que seguir em frente ela queria mais de seus alunos e sabia que eles podiam ter e ser mais. No segundo ano nós podemos perceber no retorno deles as aulas é evidente o respeito que foi se formou entre os alunos. Então ela os recepciona os alunos de forma diferente. Coloca uma faixa no quadro dizendo “UM BRINDE A MUDANÇAS” e coloca várias sacolas com livros 4 livros que irão ler durante o semestre em cima da mesa com taças de um espumante e pedi que cada um faça um brinde dizendo o que vai mudar na sua vida, um dos alunos pedi para ler uma parte de seu diário e ao acabar de ler todos eles se unem num só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com