TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócio-econômica e sua influência na variação linguística dos alunos

Artigo: Sócio-econômica e sua influência na variação linguística dos alunos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

AQUESTÃO SÓCIO-ECONÔMICA E SUA INFLUÊNCIA NA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA 5ª SÉRIE DA ESCOLA SANTA TEREZINHA EM AURORA DO PARÁ: UMA PESQUISA ETNOGRÁFICAPasso 4 da etapa 1

Variações linguísticas

Mexerica Bergamota, Tangerina Os três termos se referem à mesma fruta. Na região Sul do país, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina é conhecida como bergamota. Já no Sudeste e Nordeste a encontramos como mexerica ou tangerina. Em Curitiba, ela já é encontrada com outro nome: mimosa.

Fruta do conde Ata Pinha

É conhecida como fruta do conde no Sul e Sudeste, no Nordeste do país e Brasília, é conhecida como pinha e em alguns estados do Nordeste também como ata. Acredita-se que o nome "fruta do conde" teve origem pelo fato da primeira espécie da muda ter sido plantada, na Bahia, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda

Batata-baroa, Mandioquinha Batata salsa

Aqui recebeu diversos nomes de acordo com cada região, as mais conhecidas são: mandioquinha, batata baroa, salsa, cenoura branca, batata fiuza, entre outras. Os paranaenses a chamam por batata salsa, os cariocas por batata-baroa e para os paulistas é mandioquinha.

Pão francês, Pãozinho Pão de sal

Na cidade de São Paulo é conhecido como pãozinho ou pão francês, já em Santos, litoral do estado é conhecido como média. Mas a lista de nomes vai longe, cacetinho, pão de trigo, pão de sal, carioquinha, careca,pão d´água, bengalinha, entre outras.

Mandioca Macaxeira aipim,castelinha, mandiocadoce, mandiocamansa, maniva, maniveira, pãode-pobre

Planta da família das euforbiáceas, tem a casca marrom, fibrosa e a polpa branca e dura. Existem 2 tipos: a amarela e a branca. Esse alimento tão frequente na mesa dos brasileiros recebe nomes diferentes de acordo com a região. No Sul e Sudeste é conhecido como mandioca, Norte e Nordeste é macaxeira ou aipim. No Rio de Janeiro você também encontra como aipim.

Carne de sol carne-do-sertão, carne-do-ceará, carne serenada, carne-de-viagem

Típica do nordeste brasileiro, é um método de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao sol peças de carne, em geral bovina e por extensão, o nome do alimento preparado deste modo.

Este Trabalho de Conclusão de Cursofoi julgado adequado à obtenção do título de Licenciado Pleno em Letras pela banca examinadora do Curso de Licenciatura Plena em Letras do Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil –IESSB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com