TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.733 Palavras (31 Páginas)  •  2.161 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

DANIELA VELOZO MARTINAZZO

[pic 13]

BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciatura em pedagogia.

Orientador: Prof. Okçana Battini

MARTINAZZO, Daniela Velozo. Brincar na Educação Infantil: docência na educação. 2015. 26 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Xaxim, 2015.

RESUMO

Este projeto de ensino tem como tema Brincar na Educação Infantil, onde a importância do brincar é destacada para o processo de desenvolvimento da criança, visando a construção do conhecimento através de atividades lúdicas que envolvam brincadeiras, jogos e diferentes brinquedos. Elaborado para explorar diferentes formas sobre o brincar, pois é nosso dever proporcionar as crianças momentos de convivência saudável porque é através da brincadeira que ela atribui sentido ao sua vida. Para se tentar responder a problematização que norteia o conteúdo, pois atualmente procuramos entender e mapear quais são as principais dificuldades que os educadores possuem para introduzir o brincar em seus planejamentos. Perante aspectos aprofundados, os objetivos são de estudar o comportamento das crianças durante as atividades e suas manifestações emocionais. Tendo como enfoque de conteúdos a contemplação da oralidade e expressão corporal e desenvolvimento da linguagem. As atividades devem ser desenvolvidas de forma lúdica, aliando o brincar por meio de diferentes abordagens e utilizar materiais diversificados para o registro concreto do conhecimento. Fundamentado nas ideias de orientação da teoria Piaget e Vygotsky e seus discípulos para se compreender a importância do brincar no desenvolvimento pessoal de aprendizagens de nossas crianças.

Palavras-chave: Brincar. Jogos. Brincadeiras. Atividades lúdicas.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...................................................................................6

3.PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO...................18

3.1TEMA E LINHA DE PESQUISA............................................................................18

3.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................18

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO..........................................................................................18

3.4 OBJETIVOS.........................................................................................................19

3.5 CONTEÚDOS.......................................................................................................19

3.6 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO............................................................20

3.7 TEMPOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO................................................21

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS..............................................................21

3.9 AVALIAÇÃO.........................................................................................................22

4 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................22

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................24

6 REFERÊNCIAS......................................................................................................25

        



  1. INTRODUÇÃO

Brincar na Educação Infantil, com turma de alunos do Infantil V, atuando na docência em sala de aula. Apresenta-se um grande aumento pelo resgate desta atividade em todos os países, pois diz respeito ao resgate da linguagem, da essência dos seres humanos, da possibilidade de expressam e reconhecimento de seus limites, expõe o mundo a sua volta devido a exploração cultural durante este processo.

Elaborado para explorar diferentes formas sobre o brincar, pois possuímos a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem. Portanto é nosso dever proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois é através da brincadeira que a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que o ajudarão a agir sobre o meio em que ela esta inserida. Pensando nisto, diante das dificuldades aparentes, este projeto tem o intuito de tornar este processo mais leve e natural para os educandos com atividades direcionadas e uma metodologia diversificada.

Este assunto foi delicadamente aprofundado, para se tentar responder a seguinte problematização que norteia o conteúdo, pois atualmente procuramos entender e mapear quais são as principais dificuldades que os educadores possuem para introduzir o brincar em seus planejamentos. Enfim existe hora, espaço adequado e materiais certos para as crianças brincarem espontaneamente? Como escutar e proceder em relação o que os alunos têm dizer durante este ato, para aumentar o crescimento da sua autoestima? Aprofundar os conflitos que podem ser gerados durante a brincadeira, para desvendar a melhor maneira de estimular o autoconhecimento das crianças? Qual a melhor alternativa de aprofundar ações físicas e mentais ao mesmo tempo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com