TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

BRUNA ESTEFANI SIQUEIRA SOARES DE SOUZA

O LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LAGOA DA CANOA

2022

O LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO-  Este artigo procura mostrar que ao se trabalhar com o lúdico em sala de aula não se está deixando de lado o processo educativo de aprendizagem, pelo contrário esta  é apenas uma forma de se buscar o conhecimento de maneira mais divertida, e de melhor interação para as crianças que ocorre sem descaracterizar o processo de ensino. A primeira infância da criança é rodeada por brinquedos e brincadeiras, por isso, as atividades lúdicas são norteadoras para o desenvolvimento e construção dos conhecimentos, pois tais atividades permitem que a criança desenvolva a percepção, a imaginação, a fantasia e a autonomia. O lúdico possibilita a criança momentos de encontro consigo mesmo, e com tudo a sua volta, momentos em que a criança utiliza-se da fantasia, realidade, percepção, momentos de construção da própria identidade, estabelecendo, assim, relações sociais e de interação consigo mesmo e com o outro. Portanto, este trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica por meio de leituras, estudos de textos e artigos a respeito do tema escohido, para melhor apresentá-lo.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Criança. Aprendizagem.  

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem por base o lúdico na educação infantil e tem como objetivo transmitir ao educador a compreensão do significado e da importância  das atividades lúdicas, observando que no brincar da criança é possível inserir a aprendizagem de uma forma natural e espontânea.

 Visto isso, o artigo baseou-se no seguinte questionamento “Qual a importância de trabalhar o lúdico para a aprendizagem  na educação infantil?”. Uma vez que, é preciso compreender que o brincar não deve ser apenas instrumento de distração, ele deve ser utilizado como instrumento para busca do conhecimento e construção da aprendizagem para a criança.

Portanto, a pesquisa buscou investigar as características e metodologias que favorecem o uso do lúdico no processo de aquisição e construção do conhecimento, e verificou-se a importância do lúdico no ensino da educação infantil.

Visto que, o lúdico e as brincadeiras quando utilizadas de forma direcionadas, auxiliam as crianças no desenvolvimento da atenção, memória, concentração, construção da identidade e autonomia. Deste modo, considera-se crucial a discussão do papel das escolas de educação infantil como inserir as interações e brincadeiras na rotina da criança.

O tema na verdade busca enfatizar aos docentes a importância de trabalhar com as brincadeira, tendo em vista que auxiliam no  desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e se queremos entender a educação infantil precisamos entender como interagir com as crianças durante  as brincadeiras.

Compreende-se que, o lúdico (interações e brincadeiras), torna-se importante instrumento na mediação do processo de ensino e aprendizagem, principalmente para as crianças, até porque elas estão conhecendo tudo ao seu redor, e neste momento o brincar se torna estímulo para o seu desenvolvimento social, pessoal e cultural.

Portanto, a partir deste artigo destaca o lúdico como uma das principais ferramentas e metologogias utilizadas na educação infantil, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo ao seu redor. E por meio deste brincar, pode-se observar é que a criança constrói o sua  própria visão do mundo.

DESENVOLVIMENTO

O Lúdico e a Aprendizagem das Crianças

A brincadeira é uma atividade que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo, intelectual da criança, auxilia na construção do conhecimento, e facilita no processo  de ensino e aprendizagem.

Atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender  e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos, (Vygotsky, 1984).

Na verdade, o que acontece é que a criança constrói e reconstrói sua compreensão do mundo durante a brincadeira, ela amadurece algumas habilidades sociais ao interagir, usar e experimentar as regras e os papéis sociais existentes no jogo. Ao brincar, a criança (re) explica sua vivência cotidiana em situações imaginárias ou virtuais. Por meio de atividades lúdicas, as crianças tentam reproduzir muitas situações que encontram no seu dia a dia e, por meio da imaginação e da ficção, essas situações são explicadas novamente. Esse reaparecimento do cotidiano ocorre por meio da combinação de experiências de vida, novas interpretações da realidade e da possibilidade de reaparecimento, de acordo com o significado de seus sentimentos, necessidades, desejos e paixões para eles, (Dallabona; Mendes, 2010, p. 06).

É importante notar que essa atitude é a base das atividades criativas humanas. Segundo Modesto e Rubio (2014, p. 03), “o brincar é essencial para a expressão da criatividade e para que a criança use todo o seu potencial contra si mesma”. No processo de brincar, as crianças irão desenvolver a habilidade para certos conhecimentos, portanto, uma vez que aprendam essa habilidade, é difícil esquecer ou mesmo perder. Portanto, pode-se dizer que o aprendizado ocorre por meio da formação de conceitos, e tais conceitos são mais fáceis de formar durante o jogo.

As crianças irão desenvolver habilidades para certos conhecimentos no processo de brincar, portanto, uma vez que aprendam essa habilidade, é difícil esquecê-la ou até mesmo perdê-la. Portanto, pode-se dizer que o aprendizado ocorre por meio da formação de conceitos, e tais conceitos são mais fáceis de formar nos jogos.

Ao considerar as atividades de entretenimento ao invés do fazer mecânico, é importante enfatizar que os professores não consideram as atividades de entretenimento apenas como hobbies na prática, mas como um momento de interação para estabelecer comunicação e compartilhamento. Este tipo de atividade lúdica, se aplicada de forma adequada, irá desencadear a integração de pensamentos, emoções e ações em sua prática pedagógica diária. Portanto, pode-se perceber que "essas atividades estão relacionadas à educação infantil, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças". (Silva, 2011, p. 27).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com