TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

 
 Dois TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA


Neste capítulo, vamos abordar temas relevantes da relação entre educação e cultura, como o multiculturalismo, a intercultural idade, o etnocentrismo e a pluralidade cultural. Essa reflexão nos faz pensar sobre como o educador deve agir na sala de aula diante de situações de preconceito e racismo. Precisamos pensar em um método educacional que inclua negros, indígenas, homossexuais e pessoas com deficiência que são os grupos mais fragilizados.
Podemos perceber nos últimos tempos, que relações sociais preconceituosas e racistas vêm, cada vez mais assombrando a sociedade como ataque dos skinheads contra negros, nordestinos ou homossexuais ou mesmo jovens de classe alta atendo fogo em índio. Outro índice de desigualdade é diferença de renda obtida pelo trabalhador negro e branco. Para o trabalhador negro o salário é R$ 558,24, enquanto o dos brancos era de R$1.087,00. Outro aspecto é a escolaridade, onde a população branca possui mais avanço do que a população negra, o que também interfere na conquista de melhores empregos e renda.

 

2.1 MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALIDADE

 

O movimento social que deu origem ás discussões sobre o multiculturalismo (luta pelo respeito às diferenças e igualdade nos direitos sociais) foi o movimento negro dos EUA liderados por Martin Luther King e Malcom X, Pelos reconhecimentos dos direitos iguais para os negros.  Embora o pioneirismo coubesse ao movimento negro, podemos citar, por exemplo, os que lutam pelos grupos indígenas, pela qualidade de vida deles, o direito à preservação da sua cultura, luta dos direitos dos homossexuais, como o casamento, as pessoas com deficiência que lutam para adaptação dos ambientes e inserção no mercado de trabalho.

Candau (2008) ressalta que o multiculturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral.  São as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos da sociedade. (O multiculturalismo é dividido em três perspectivas: diferencialista, assimilacionista e interculturalidade.
Na perspectiva assimilacionista, não existe igualdade na sociedade multicultural. Conseqüência desta perspectiva na educação Em uma sala de aula tem vários grupos sociais, mas acontece a universalização da escolarização, onde todos participam do sistema escolar, sem ser pensado em que conteúdos trabalharem que fale também sobre os grupos sociais, há sempre os valores privilegiados.
Para resolução de problemas como este, deveria de haver um padrão cultural a ser seguido.
Na perspectiva diferencialista, ou plural deve-se respeitar as diferenças e o reconhecimento destas, l, criando para isso espaços onde os grupos possa se reunir para manter suas raízes.

Talvez uma exceção seja a teoria crítica do multicularismo McLaren (1997) ressalta que não se encontra nos marcos da crítica da luta de classes, preferindo focar o objetivo na discussão da cultura e da justiça social e não na superação da sociedade capitalista. Temos alguns exemplos, a indiferença dos motoristas ao fecharem às janelas dos seus carros, quando vêem algum pedinte, a indiferença quando vemos as notícias da televisão, o gosto que temos pela tragédia, e os descasos e corrupções que assolam a política brasileira, isto também e uma grande preocupação na reflexão do multiculturalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (174.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com