TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

PEDAGOGIA

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS

        

São Bernardo do Campo

2018[pic 1]

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS

[pic 2]

São Bernardo do Campo

2018[pic 3]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS        4

3 DIFERENCIAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA LIBERAL E PROGRESSISTA        5

4 EXPERIÊNCIAS DOS COMPONENTES DO GRUPO REFERENTE À PEDAGOGIA LIBERAL        6

5 TEXTO SOBRE O EXPOSTO BASEEADO NAS RESPOSTAS         7

6 TEXTO SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS        8

7 FUNÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS        9

8 CONCLUSÃO        10

1 INTRODUÇÃO

As tendências pedagógicas estão presentes no contexto educacional passando por diferentes períodos, desde a tradicional até a critico-social dos conteúdos. Isso foi criado a partir das mudanças sociais que foram ocorrendo e assim houve a necessidade de novas descobertas e métodos a serem aplicados. O presente trabalho apresentará a importância e a característica de cada tendência, ressaltando que todas ainda são utilizadas nos dias atuais contribuindo assim para a aplicação do conhecimento.

2 CARACTERIZAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

Tradicional: Na escola tradicional o professor tem o papel de transmitir conhecimento, ele é a autoridade, o aluno tem a função de memorizar, repetir, sem interagir, sendo um aluno passivo.

O papel da escola é formar um cidadão que exerça um papel na sociedade.

Renovadora-progressista: O professor é um facilitador e auxiliador, o aluno aprende por meio de descobertas e ele é o centro. A escola se adequa ao meio social onde está inserida

Renovadora não diretiva: o aluno é o centro, o professor é auxiliador e a escola se preocupa com o lado psicológico das crianças. O método é facilitador para a aprendizagem.

Tecnicista: apresenta característica autoritária e transforma alunos em receptores de informações. Sendo a aprendizagem baseada no desempenho da prática. O professor é responsável pela eficiência do ensino. Esse ensino não prioriza os vínculos com contextos sociais, ou seja, sem o objetivo de formar um cidadão.

3 DIFERENCIAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA LIBERAL E PROGRESSISTA

A pedagogia liberal defende a ideia e tem como objetivo preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais e aprender a se adaptar às normas e valores impostos pela sociedade, dando ênfase ao desenvolvimento da cultura individual. Já a pedagogia progressista enfoca em preparar indivíduos críticos sociais que refletem e questionam as finalidades politicas, econômicas e sociais. Valorizam as experiências vividas e dão foco à aprendizagem grupal

 

4 EXPERIÊNCIAS DOS COMPONENTES DO GRUPO REFERENTES À PEDAGOGIA LIBERAL

Um exemplo de vivencia das tendências liberais aconteceu nos anos iniciais em que a professora por ser impaciente fazia com que os alunos tivessem medo de se expressar e questionar, tirando assim a liberdade das crianças e criando uma barreira emocional.

 A professora exigia a memorização da tabuada e fazia competições de quem sabia mais. Gerando competitividade

A escola prezava por matérias que envolviam a capitalização e sobre como ser um bom cidadão, fazendo passeios sociais e trabalhos comunitários.

5 TEXTO SOBRE O EXPOSTO BASEADO NAS RESPOSTAS

Podemos ver avanços que a pedagogia fez com o passar dos anos. Cada vez mais os alunos podem questionar conceitos transmitidos e isso é a real transformação na educação brasileira onde as escolas são os espaços de produção intelectual e cultural.

Antes, éramos ensinamos a memorizar e copiar, não estávamos sendo preparados a enxergar os problemas sociais, pois não refletíamos e não dialogávamos sobre eles.

Ainda há um grande percurso a percorrer para que a transformação educacional ocorra, mas já reduzimos um pouco esse espaço no exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos que transmitem saberes onde debatem significados, construindo e redescobrindo os mesmos.

Nesse sentido as tendências pedagógicas são norteadoras aos professores para operar na construção dos indivíduos que querem formar futuros cidadãos.

6 TEXTO SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS PROGRESSISTAS, APRESENTANDO AS CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DE CADA UMA DELAS E PROPONDO SITUAÇÕES PARA APLICAÇÃO DAS MESMAS

Libertadora: a educação libertadora questiona a realidade das relações do homem com a natureza e com outros homens. Cria uma educação critica. O conteúdo é baseado na experiência vivida pelo educador.

O educador desce ao nível de seus alunos e se adaptar ao grupo. O processo de aprendizagem tem força motivadora que vem de uma situação problema.

Já na tendência progressista libertária, o papel da escola é adotar mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, participação dos grupos onde ocorre a prática de toda aprendizagem, exercendo uma transformação libertária na personalidade do aluno. Nessa tendência as matérias são colocadas à disposição desse aluno, mas não é exigida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com