TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - Inicio das aulas

Por:   •  16/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Erika do Espírito Santo – RA 1330038

Paula Del Bosco – RA 1446671

POLO SAÚDE

2016/1

Tema: Primeiro dia de aula

Ao iniciarmos mais um ano letivo, propomos um momento de integração no primeiro dia de aula. Serão realizadas nesta data, atividades com o intuito de socialização entre os alunos veteranos e os que iniciam conosco este ano.

A cada ano que as crianças avançam, surgem novos desafios, novas mudanças e para darmos as boas-vindas a esta nova fase, segue descrita a atividade que será realizada:

Jogo de grupo: Nosso novelo

Será proposto que as crianças façam uma roda e a professora apresentará um novelo de lã.

A atividade inicia com a professora, que após dar duas voltas com a lã no dedo e apresentar-se ao grupo, deve responder: “Com o que eu posso contribuir no nosso grupo?”, joga-se o novelo para outro participante que faz o mesmo. Todos vão dizendo seus nomes e com o que podem contribuir, e segue o esquema aleatoriamente.

Vale dizer que irá contribuir com risadas, ajudando os colegas após concluir a própria atividade, com a organização da sala... A imaginação e criatividade é que contam!

Quando todos estiverem com a lã no dedo existirá um grande emaranhado de lã no meio da roda: a “Teia da Amizade”, desta forma, todos se sentirão unidos por um clima de colaboração e pertencimento a um só grupo.

[pic 2]

Depois que todos tiverem feito suas declarações, deve-se então desfazer o emaranhado, jogando o novelo de volta e ir enrolando o fio. Neste momento pode-se tentar lembrar qual foi a contribuição que o amigo disse que faria.

Ao término, devolve-se o novelo à professora, que aproveitando o espaço utilizado na roda, poderá propor que todos dancem ao som de uma música bem animada!

Observações:

A atividade deverá ser adaptada para que todos sejam integrados e seja criado um momento de descontração e divertimento. Caso um aluno se recuse a participar ou seja percebido que alguma criança não se sente à vontade para dizer com o que colaborar a professora deve ajudá-la com ideias, sempre auxiliando nos casos de timidez excessiva e respeitando a criança como ser ativo.

Reforçando a “Teia da Amizade”

Podemos dar sequência à esta atividade de integração, fazendo com que as crianças sempre se lembrem da importância que cada uma delas tem no grupo, e que quando cada um faz sua parte todos são beneficiados.

A professora poderá propor a criação de um cartaz, a ser produzido pelas crianças.

- Em um papel grande cada aluno deverá desenhar a si mesmo. Os desenhos devem ser dispostos formando uma roda de crianças.

- Dá-se um pedaço de lã para cada criança, e elas deverão colar no cartaz, ligando o próprio desenho ao desenho do colega.

Forma-se então uma representação da atividade realizada, onde todos da sala permanecem unidos, evidenciando a coletividade e cooperação da sala propostas pela turma.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com