TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TICS E EDUCAÇÃO À DISTANCIA NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  1/5/2021  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

INOVAÇÃO, TIC E DOCÊNCIA: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM UMA IES PRIVADA

Ferreira ,Giselle Martins dos Santos; Freitas,Rejane Cunha;Moreira, Laélia Carmelita Portela

Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, SP v.4 n.1 p.25-51 jan./abr. 2018 submetido em: 27/09/2017 – Aceito em: 23/10/2017 – Publicado em: 03/10/2017 .

O texto analisado é um artigo que busca compreender como as concepções e práticas docentes vem utilizando o recursos das TICs. Segundo o artigo, no mundo de hoje, as atividades produtivas se dão em função da ciência e de tecnologias avançadas, dessa forma o país deverá estar sempre investindo tanto em educação e em qualificação continuada de seus alunos quanto em pesquisa científica e tecnológica, mais especificamente, inovação. Mas, o que seria inovação? Essa noção tem se baseado no desafio de atender o crescente aumento no número de matrículas, que tem acontecido em virtude da economia globalizada, da demanda por aprendizagem continuada e da necessidade de profissionais com formação superior. Assim, o artigo buscou examinar como as TIC estão sendo usadas na Educação superior tomando como base uma Instituição de Ensino Superior Privada (IES), Coletando dados por meio de questionários, observação e entrevistas à luz de literatura da área.

A expansão do ES superior foi estimulado pela urbanização e industrialização da sociedade e também um decreto de agosto de 1997, que possibilitou que as mantenedoras dessas instituições pudessem assumir natureza civil ou comercial, aumentando então os investimentos privados em educação. A partir daí, uma preocupação com a questão da massificação e do financiamento privado gerou dúvidas sobre a possibilidade da educação virar um sistema meramente baseada em lucro e pouco preocupada com a qualidade acadêmica. Como, então, compatibilizar o amplo acesso com a qualidade da formação.

Nesse sentido, ações institucionais de inserção de TIC foram acontecendo enquanto propagava-se a ideia que professores são resistentes à mudanças, mas ao contrário do que falava, professores tendem a aceitar o uso das tecnologias pois se veem pressionados pela demanda de seus alunos que buscam ensino de qualidade, empresários que querem pesquisas aplicadas e pais exigentes. O artigo busca, então investigar como e até que ponto as tecnologias podem ser usadas no contexto acadêmico, entendendo se essas formas realmente carregam o conceito de inovação.

Três questões guiaram o projeto: De que forma os docentes concebem a integração das TIC em suas práticas de ensino; quais as concepções, atitudes e dificuldades dos professores em relação ao uso da TIC; e, quais concepções de inovação emergem do campo de visão dos professores. Os professores entrevistados eram empregados de uma IES privada com fins lucrativos, que tem como principal chamariz de mercado a ideia de “qualidade” e “inovação” e conta com uma organização curricular unificada, integrada em um modelo de ensino institucional, gerido por uma plataforma de gestão do conhecimento onde tudo se dá de forma online.

Diferentes visões ecoaram das entrevistas com os docentes a começar pela preocupação com o conteúdo, que parece ser algo comum a todos. Nesse caso, diferentes métodos de exposição/ discussão da matéria foram expostos. Dessa forma, alguns deles, confessaram usar as TIC como recursos didáticos que pedagógicos. No caso dos professores das áreas tecnológicas, as TIC fazem parte do material didático tanto do professor quanto do aluno. Há ainda aquele professor que, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com